Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Heliópolis terá força-tarefa do IBGE para o Censo Demográfico

Parceria entre instituto, Data Favela e Cufa pretende reduzir número de moradores de domicílios na comunidade que não responderam ao questionário

Por Clayton Freitas
24 mar 2023, 18h56
Imagem mostra rua da favela de Heliópolis
 (Rovena Rosa/ Agência Brasil/Divulgação)
Continua após publicidade

Para tentar reduzir a quantidade de moradores da maior favela de São Paulo, a de Heliópolis, na Zona Sul, que ainda não responderam ao Censo Demográfico, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contará com a ajuda da Cufa (Central Única das Favelas) e o Data Favela para visitar as casas dos moradores.

+Piloto paulistano Lucas Di Grassi é principal nome da história da Fórmula E

Os integrantes da Cufa e do Data Favela atuarão como uma espécie de guia para os recenseadores. A ação, denominada “Favela no Mapa”, será lançada neste sábado (25) com a presença de Cimar Azeredo, presidente interino do IBGE, Renato Meirelles, fundador do Data Favela e colunista da VEJA, e o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé. A ação também será realizada no Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores da iniciativa, além da recusa, algo que ocorre não só em favelas, existem outras questões que dificultam o trabalho dos profissionais contratados pelo Censo, tais como a dificuldade de acesso e ainda a omissão de domicílios, como é o caso de pessoas que moram em lajes ou nos fundos de alguma construção.

+Furto de bicicletas aumenta 13% na capital e bate recorde histórico

Dados divulgados pelo Data Favela e adiantado pela Vejinha em reportagem sobre a Expo Favela indicam que 3,4 milhões de pessoas moram nessas comunidades no estado, o equivalente a 7,7% da população paulista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade