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Estação Paulista da linha 4-Amarela ganha novo acesso pela Bela Cintra

Companhia afirma que alternativa para chegar e sair da estação irá distribuir melhor o fluxo de passageiros

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jun 2023, 16h57 - Publicado em 7 jun 2023, 16h44
Novo acesso deverá ser usado por cerca de 17 000 pessoas por dia
Novo acesso deverá ser usado por cerca de 17 000 pessoas por dia (Metrô/Divulgação)
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O Metrô inaugurou nesta quarta-feira (7) um novo acesso para a estação Paulista da linha 4-Amarela. Denominada Bela Cintra, ela liga a rua de mesmo nome ao prédio já existente na rua da Consolação, devendo beneficiar cerca de 17 000 passageiros por dia nos cálculos da empresa. Embora o investimento de 2,5 milhões tenha sido bancado pelo metrô, quem irá operar o acesso é a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha-4.

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Ainda segundo informações do Metrô, a alternativa irá melhorar o fluxo de passageiros que entram e saem todos os dias da estação, já que cerca de 70% dos usuários da estação Paulista têm como destino a Bela Cintra e vias vizinhas. Para que o acesso fosse construído, foi feita a desapropriação de parte de uma passagem de um prédio na Bela Cintra. Além disso, uma parte da parede dos fundos do atual edifício do metrô na rua da Consolação, que dá acesso às escadas rolantes, fixas e elevadores, foi aberto. Com isso foi criado um corredor de 50 metros com largura que varia entre 2,5 metros e 4,5 metros onde as pessoas poderão passar.

Ideia que desde 2013 era aventada pelo Metrô, a licitação para criar a estrutura chegou a ser anunciada em 2021, porém, a licitação para escolha da empresa que faria a obra foi suspensa. A ideia foi retomada em agosto do ano passado e a passagem demorou cerca de 90 dias para ser entregue.

Túnel

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Um novo túnel para acesso à estação, a maior intervenção para desafogar a abarrotada estação Paulista, só deve ficar pronto em 2025. Anunciado em 2017 ele só saiu do papel no final de 2022, quando o então governador Rodrigo Garcia (PSDB) deu a autorização para o início dos trabalhos. Ele terá 90 metros de extensão, 7,5 metros de largura e 5,5 metros de altura e custa cerca de 60 milhões de reais. O acesso interno irá facilitar a saída de quem está na estação Consolação e precisa acessar a Paulista. Quem tem como destino o caminho inverso  poderá usar a estrutura já existente.

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