Segundo um antigo ditado –há quem suspeite que foi criado pelos cariocas– a praia do paulistano é o shopping. Seja lá quem falou isso está repleto de razão, já que quase metade (48%) dos residentes da capital visitam esses espaços ao menos uma vez por semana e outros 43% vão a algum shopping a cada 15 dias ou uma vez por mês.
+Banda Blitz será atração de festival de carrinhos de rolimã na Mooca
Os dados são de uma pesquisa da Fronte Pesquisa, especialista em sondagens do varejo, e feita a pedido da Abrasce (Associação Brasileira e Shopping Centers). Um dado curioso é que seis em cada dez compras (61%) são de sapatos, o item mais adquirido pelos paulistanos em suas idas a esses locais. Vestuário aparece em segundo lugar, com 50%, seguido de artigos para casa (31%). Apesar de ser muito associado às compras, os 55 shoppings da capital têm se tornado pontos de encontro de lazer, gastronomia e serviços (57% vão por estes motivos).
“Essa pesquisa é muito importante para entendermos a evolução da sociedade”, afirma Glauco Humai, presidente da associação. “Os shoppings não são mais só um centro de compras, mas um centro de convivência e conveniência”, diz o executivo.
A sondagem denominada “O Perfil dos Frequentadores de Shoppings Centers” ouviu 4 300 pessoas em todos os 26 estados e também do Distrito Federal entre os meses de fevereiro e março deste ano. Dados da Abrasce indicam que são 628 os shoppings existentes no país. Feita há 15 anos, foi a primeira vez que moradores de todos os 248 municípios do país que contam com shoppings foram entrevistados.
Os dados da capital paulista foram tabulados com exclusividade para a Vejinha. Eles mostram algumas diferenças de hábitos de consumo dos paulistanos em relação aos demais moradores dos estados do Sudeste e do resto do país. Um deles é que 41% dos frequentadores de shoppings o fazem com seus pets na cidade de São Paulo, bem acima da média nacional de 30%. “Se não foi a primeira, São Paulo foi uma das primeiras cidades a permitir a entrada de pets em shopping. É uma característica local”, afirma Humai, da Abrasce.
Os paulistanos também são aqueles que mais usam a internet disponibilizada pelos centros de compras: 43%, acima dos 40% da média nacional. E também os que mais baixam os aplicativos de celular dos shoppings: 37%. Os moradores da capital são ainda os que mais vão aos centros de compras para conferir eventos: 53%. A principal decisão que leva um paulistano a sair de casa para um shopping é a localização (28%), seguida da oferta de lojas disponíveis, com 21% das respostas.
+Governo de SP decreta estado de emergência por gripe aviária
A faixa etária predominante é de pessoas de 30 anos a 44 anos (28%), seguidos por aqueles de 20 anos a 29 anos de idade (24%). A maior parte (66%) prefere ir com a família, 64% são casados e e 44% dizem que a segurança é o principal diferencial de comprar num shopping.
Em relação à renda, o público mais frequente (32%) nesses empreendimentos é composto por aqueles que ganham de 4 092 reais a 7 920 reais (de 3,1 salários mínimos até 6). O meio de pagamento mais usado é o cartão de crédito, predileto por 75% dos entrevistados. Assim como o resto do varejo, a possibilidade do fim do parcelamento sem juros no crédito também deve impactar os shoppings. “O brasileiro tem a cultura de parcelar sem juros. Isso alavancou muito o varejo e caiu no gosto do brasileiro. Precisamos entender melhor qual é essa lógica”, afirma o executivo.