Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sobe para 36 o número de mortos no Litoral Norte; buscas continuam

Prefeito de São Sebastião relata dificuldade de resgate em bairros como Barra do Sahy, porque estradas estão obstruídas por deslizamentos

Por Hyndara Freitas
19 fev 2023, 19h06 • Atualizado em 20 fev 2023, 11h33
Litoral Norte tem estragos após chuvas.
Estradas do Litoral Norte com estragos após chuvas. (Defesa Civil de Ubatuba/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Já são 36 pessoas mortas em razão das chuvas que atingem o Litoral Norte, sendo 35 apenas em São Sebastião. O outro óbito foi de uma criança de sete anos, em Ubatuba. Há também 970 pessoas desalojadas e 747 desabrigadas. Mais de 500 pessoas atuam nas buscas nesta segunda-feira (20), entre agentes das forças de segurança, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Prefeitura de Sõo Sebastião e voluntários.

    A maior parte das mortes ocorreu na Vila Sahy, que está isolada junto com Juquehy. Os serviços de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica estão comprometidos na cidade.

    Em São Sebastião, choveu mais de 600 milímetros desde o último sábado (18), e ainda há pessoas soterradas e locais que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não conseguiram acessar por conta dos deslizamentos de terras. Por isso, o número de mortos deve aumentar ao longo dos próximos dias.

    Siga

    O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai sobrevoar a região afetada nesta segunda (20) às 10h, junto ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está em São Sebastião desde o início da tarde, e anunciou a liberação emergencial de 7 milhões de reais para os municípios atingidos.

    Os feridos estão sendo levado aos hospitais regionais de Caraguatatuba e de São Jose dos Campos. Uma equipe  da Polícia chegou a resgatar uma grávida em trabalho de parto. A mãe a a criança já chegaram ao Hospital Regional do Litoral Norte e passam bem.

    Continua após a publicidade

    “Estrago gigantesco”

    Em entrevista à GloboNews, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, afirmou que a situação no município é “extremamente crítica”, em especial na região sul, nos bairros Barra do Sahy, Barra do Una, Camburi, Juquehy, Maresias, Toque-Toque Grande e Pequeno. Ele informou que, na Barra do Sahy, 50 residências “simplesmente caíram com as forças das águas e neste momento ainda há pessoas soterradas”.

    “Ainda não conseguimos dimensionar o tamanho do estrago até porque a prioridade neste momento é salvaguardar as vidas e resgatar aqueles que ainda estão soterrados. O número de desabrigados na região central já está em 28 pessoas que foram acolhidas pelo sistema de amparo social, e na região sul estes números ainda estão comprometidos tendo em vista que não estamos conseguindo ter acesso efetivo a todos os bairros. O estrago é enorme, é gigantesco, a estrada em diversos trechos ela simplesmente desapareceu”, afirmou o prefeito.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês