Sindicato de Trabalhadores da CPTM suspende greve desta quarta

Em assembleia, a categoria aceitou a proposta de paz apresentada pelo TRT-2, durante audiência realizada no fim da noite de terça

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2025, 16h34 - Publicado em 26 mar 2025, 16h22
greve-desta-quarta-foi-suspensa
CPTM: Sindicato de Trabalhadores suspende greve desta quarta (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

A ameaça de paralisação dos trabalhadores da CPTM foi suspensa na noite de ontem após a categoria decidir, em assembleia, aceitar a proposta de pacificação apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Com isso, todas as linhas de trens que operam na capital paulista e na Grande São Paulo funcionam normalmente.

A categoria ameaçou entrar em greve contra a decisão do Governo do Estado de privatizar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, em leilão marcado para sexta-feira (28), na B3, região central da cidade. As empresas CCR Mobilidade – responsável pelas linhas já privatizadas – e o grupo Comporte demonstraram interesse em adquirir as linhas.

O vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, que está conduzindo a conciliação, propôs que a paralisação fosse substituída por assembleias contínuas nas estações.

“A cláusula de paz perdura da 0h desta quarta-feira (26/3) até às 24h da próxima sexta-feira (28/03) e prevê o comparecimento normal dos trabalhadores em seus postos durante esse período. O sindicato propôs que os trabalhadores usem vestimentas de cor preta nesses dias como forma de protesto, o que foi aceito pela empresa”, declarou o sindicato.

Em contrapartida, a CPTM se comprometeu a acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese); deixar à disposição trabalhadores da área administrativa para apoio nas estações; e remanejar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa para o transporte dos passageiros.

Continua após a publicidade

Nova audiência entre todas as partes está marcada para o final desta tarde, para que a empresa apresente ao TRT-2 a posição da diretoria quanto à formação da comissão de avaliação da privatização.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.