Setembro deve ter aumento gradual de chuvas ao longo do mês
Fim do inverno marca o aumento das chuvas, típicas da primavera

O mês de setembro deve ter uma transição do tempo seco para o aumento de chuvas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O estudo também aponta para uma instabilidade de chuvas no litoral paulista, que deve se normalizar em outubro dando início ao período chuvoso.
Setembro é o mês do encerramento da fase mais seca do inverno e a retomada gradual de umidade e precipitações típicas da primavera. Em paralelo, há maior risco de pancadas irregulares acompanhadas de trovoadas até o início de outubro.
Além disso, a influência do fenômeno La Niña – diminuição da temperatura do Oceano Pacífico – também deve ser considerada na variação nas chuvas e temperaturas em São Paulo, especialmente durante a primavera.
Exceções ocorrem nos setores sudeste e sudoeste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul, com estimativas de volumes até 50 mm acima da média.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) complementa que a região sudeste deve seguir expectativas pluviométricas, com exceção do sudeste e sudoeste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul, com estimativas de volumes até 50 mm acima da média.
Cuidados
A Defesa Civil reforça a necessidade de cuidados durante este período: evitar queimadas, manter a hidratação, proteger-se do calor. Além de acompanhar os alertas emitidos pelo órgão, em especial no fim do mês, período de maior risco de eventos meteorológicos adversos.