Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Centro tem construções com arquitetura do começo do século XX

Região da Praça da Sé é uma ótima chance de o paulistano conhecer mais a sua cidade

Por Alexandre Aragão
Atualizado em 14 Maio 2024, 09h14 - Publicado em 21 set 2010, 22h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diversas ruas no centro de São Paulo são exclusivas para pedestres, um motivo a mais para deixar o automóvel na garagem no Dia Mundial Sem Carro. A farta oferta de estações de metrô ao redor —tanto da Linha Azul quanto da Linha Vermelha— também ajuda quem opta pelo passeio a pé.

    Dia Mundial Sem Carro: quatro roteiros que dispensam automóvel

    Adquirido em 1923, o primeiro prédio do Banco do Brasil em São Paulo abriga hoje o centro cultural da instituição. No meio do caminho entre as estações São Bento e Sé do metrô, o CCBB abriga exposições e sessões de cinema e teatro, além de oferecer almoço e chá da tarde no piso térreo, em um charmoso café.

    Para os que gostam de arquitetura, há visitas guiadas ao prédio do banco, de terça a domingo, das 10h às 19h. Além de compreender a fachada e os quatro primeiros andares do edifício, o passeio inclui uma visita ao cofre no subsolo.

    Continua após a publicidade

    Para uma visão geral da cidade, suba os 161 metros do Edifício Altino Arantes, também conhecido como Banespão. Também entre as estações São Bento e Sé do metrô, o prédio tem visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Os seguranças do local acompanham o público ao topo do prédio, de onde é possível ver o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar, em um passeio que dura cerca de dez minutos. Grupos com dez ou mais pessoas devem agendar a visita pelo telefone 11 3249-8287.

    Para matar a fome, vale a pena experimentar o famoso bauru do Ponto Chic, casa que virou símbolo da região central da cidade, em frente à centenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu.

    Publicidade
    Publicidade