Existem duas classificações básicas de saquê, independentes entre si. A primeira diz respeito ao grau de polimento do arroz: quanto menos impurezas, proteínas e gorduras, mais refinado; A segunda indica se a bebida recebeu álcool destilado ou se é 100% fermentada, tal qual a tradição japonesa.
+ Saiba mais sobre o universo do saquê
Entenda abaixo como funcionam essas classificações:
■ CATEGORIAS: para compreender o universo do saquê é preciso, antes de tudo, diferenciar os comuns dos sofisticados. As garrafas mais caras e valorizadas são produzidas com os grãos mais polidos. Quanto menos impurezas, melhor. O importante para a produção da bebida é o amido, guardado no miolo do arroz. “Com um mínimo de 30% de polimento, ele deixa de ser comum e passa a ser considerado premium”, afirma Celso Norio Ishiy, especialista no fermentado japonês. “A partir de 40%, quando produzido em baixas temperaturas, torna-se superpremium.” Apesar de alguns bares e restaurantes reunirem rótulos refinados em cartas temáticas, os ditos comuns ainda são os mais consumidos no Brasil.
PREMIUM BÁSICO
Polimento: mínimo de 30%
Características: saquê sem complexidade de aromas, indicado para quem começou agora a degustar a bebida
Tempo de produção: de um a dois meses
GINJO
Polimento: mínimo de 40%
Características: fermentado em baixas temperaturas, tem corpo complexo e tende a ser frutado
Tempo de produção: de três a quatro meses
DAIGINJO
Polimento: mínimo de 50%
Características: fermentado em temperaturas ainda mais baixas, tem corpo complexo e aromas mais presentes. Costuma ser artesanal, já que requer um trabalho extremamente cuidadoso com o arroz
Tempo de produção: pode chegar a seis meses
■ TIPOS: existem cerca de treze tipos de saquê, mas isso não significa que um é melhor que o outro. Eles variam apenas no método de produção: podem ser envelhecidos, com adição de gás e não pasteurizados, entre outros. Os mais conhecidos dizem respeito à presença de álcool destilado na bebida.
JUNMAI
Características: é 100% fermentado de arroz, considerado o verdadeiro saquê
Sabor: mais presença do arroz
HONJOZO
Características: possui álcool destilado, mas o teor alcoólico é o mesmo. No Japão, existe um rígido controle para garantir que a quantidade adicionada seja inferior a 30%, de modo a não alterar as propriedades da bebida
Sabor: mais suave e fresco