São Paulo terá segurança reforçada no Carnaval, garante governo

Ao todo serão 20 000 agentes; haverá atendimento especial voltado às mulheres

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 fev 2025, 10h54 - Publicado em 23 fev 2025, 10h42
mulheres-carnaval-pm
Operação é realizada por mulheres policiais (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

As forças policiais do Estado de São Paulo ampliarão o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval deste ano.

Cerca de 20 000 policiais militares estarão nas ruas para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval.

A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.

O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março).

Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental, também serão reforçadas.

Continua após a publicidade

O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado, serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.

Na cidade de São Paulo, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 000 pessoas por dia.

Segurança para mulheres
A Polícia Militar terá quatorze tendas exclusivas para acolhimento e atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo vítimas de importunação sexual durante os dias de festa. Os equipamentos serão instalados nos circuitos dos megablocos na capital paulista.

Continua após a publicidade

As tendas contarão com policiais mulheres treinadas para dar suporte e acolher o público feminino. O objetivo é ter um ambiente acolhedor para denúncias e eventuais pedidos de suporte, como aconteceu no Carnaval do ano passado.

Uma das tendas será instalada no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital. A região é um dos circuitos dos megablocos, concentrando milhares de pessoas durante os dias de folia. Os outros equipamentos estarão no centro, nas zonas norte e oeste da capital.

Veja os locais que receberão as tendas:

Continua após a publicidade

Avenida Henrique Schaumann;
Avenida Brigadeiro Faria Lima;
Avenida Paulo VI;
Rua da Consolação;
Praça da República;
Av. Marques de São Vicente;
Rua Hélio Pelegrino;
Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi;
Ruas Dos Pinheiros;
Av. Pedro Álvares Cabral;
Avenida Eng. Luís Dumont Villares;
Rua Laguna;
Rua Augusta;
Rua Vereador Abel Ferreira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.