São Paulo terá segurança reforçada no Carnaval, garante governo
Ao todo serão 20 000 agentes; haverá atendimento especial voltado às mulheres

As forças policiais do Estado de São Paulo ampliarão o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval deste ano.
Cerca de 20 000 policiais militares estarão nas ruas para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval.
A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.
O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março).
Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental, também serão reforçadas.
O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado, serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.
Na cidade de São Paulo, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 000 pessoas por dia.
Segurança para mulheres
A Polícia Militar terá quatorze tendas exclusivas para acolhimento e atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo vítimas de importunação sexual durante os dias de festa. Os equipamentos serão instalados nos circuitos dos megablocos na capital paulista.
As tendas contarão com policiais mulheres treinadas para dar suporte e acolher o público feminino. O objetivo é ter um ambiente acolhedor para denúncias e eventuais pedidos de suporte, como aconteceu no Carnaval do ano passado.
Uma das tendas será instalada no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital. A região é um dos circuitos dos megablocos, concentrando milhares de pessoas durante os dias de folia. Os outros equipamentos estarão no centro, nas zonas norte e oeste da capital.
Veja os locais que receberão as tendas:
Avenida Henrique Schaumann;
Avenida Brigadeiro Faria Lima;
Avenida Paulo VI;
Rua da Consolação;
Praça da República;
Av. Marques de São Vicente;
Rua Hélio Pelegrino;
Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi;
Ruas Dos Pinheiros;
Av. Pedro Álvares Cabral;
Avenida Eng. Luís Dumont Villares;
Rua Laguna;
Rua Augusta;
Rua Vereador Abel Ferreira.