Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

São Paulo tem seu primeiro Ecoponto Têxtil no Brás

Inaugurado nesta segunda-feira (20), o ecoponto tem capacidade de receber 300 toneladas de resíduos por mês

Por Raquel Tiemi
20 out 2025, 17h46 •
Comércio do Brás
Comércio do Brás (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Nesta segunda-feira (20), foi inaugurado o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade de São Paulo, no Brás, bairro que reúne mais de 6 mil indústrias têxteis e lojas de confecção.

    O ponto funciona 24 horas e tem capacidade para receber 300 toneladas de resíduos têxteis por mês, quantidade semelhante ao que é descartado irregularmente nas ruas da região e coletado mensalmente.

    O bairro do Brás enfrentava o recorrente descarte irregular de restos de tecido, que causava uma série de transtornos para a região. Em 2021, um relatório feito pelo Instituto Modefica em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a consultoria Regenerate Fashion mostrou que, por dia, 16 caminhões de lixo têxtil eram encaminhados para aterros sanitários. Esse volume é equivalente a 45 toneladas

    Siga

    O que será feito com os resíduos?

    Com um investimento de R$ 373 mil, o material recebido no Ecoponto Têxtil Brás será enviado para tratamento e transformado em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que pode ser utilizado em fornos industriais de cimento, cal ou biomassa. Esse processo permitirá a substituição dos combustíveis fósseis e minerais, reduzindo a emissão de gases na atmosfera e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.

    O serviço também terá capacidade para receber todos os tipos de resíduos têxteis, como roupas, cobertores e retalhos. Para descartar corretamente outros materiais, como restos de entulho, móveis, eletrodomésticos, embalagens de vidro, entre outros tipos de resíduos, a população deve ir até um dos 129 ecopontos convencionais distribuídos pela cidade, que, apenas no ano passado, receberam mais de 315 mil toneladas de resíduos. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês