Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

São Paulo libera vacina da gripe para todas as faixas etárias

Imunização ocorre em 496 UBSs da capital e será garantida enquanto durarem os estoques

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 dez 2021, 10h44
Imagem mostra enfermeiro aplicando vacina em paciente
Vacina não previne contra a nova cepa H3N2, mas é importante para evitar formas graves de gripe (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

A partir desta terça-feira (28), moradores da cidade de São Paulo com mais de seis meses de idade que não tomaram a vacina contra o vírus Influenza em 2021 poderão procurar um posto de saúde para receber o imunizante. A vacinação será garantida enquanto durarem os estoques.

Até então, a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, era aplicada apenas em idosos maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, grávidas e puérperas. Com o aumento dos casos de gripe e a baixa procura por esse imunizante nos postos, a prefeitura decidiu ampliar o público para tentar diminuir os casos de doenças respiratórias, que tem provocado um aumento significativo na demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital.

O vírus influenza é uma doença infecciosa febril aguda que pode trazer maior risco de complicações para grupos mais vulneráveis, como idosos. A doença pode evoluir para formas mais graves e até óbito.

A vacina contra a gripe não previne contra a nova cepa que tem circulado nos últimos meses, chamada de Darwin (H3N2), mas é importante para prevenir a forma grave da doença, além de outras gripes.

A vacinação ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thrus, megapostos e farmácias parceiras, ou seja, nos mesmos locais onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a covid-19. A lista dos postos pode ser consultada na internet.

Continua após a publicidade

 

* Com Agência Brasil

Publicidade