São Caetano do Sul usa IA do Google para otimizar tempo dos semáforos
Tecnologia ajuda a melhorar o trânsito e reduzir emissões de CO2

São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, implementou o Green Light, iniciativa gratuita do Google que usa Inteligência Artificial (IA) para ajudar a otimizar os semáforos nas cidades e reduzir as emissões de CO2 no trânsito. A tecnologia, uma parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), já foi implementada em 18 cruzamentos da cidade.
O Green Light une aprendizado de máquina e tráfego em tempo real do Google Maps para organizar o fluxo urbano e otimizar o tempo dos semáforos em cruzamentos existentes na cidade. Com a novidade, o veículos façam menos paradas e arranques, reduzindo o tráfego e diminuindo emissões causadas por veículos – que representam 15% das emissões globais de efeito estufa. Metade dessas emissões nos cruzamentos provém do tráfego de paradas e arranques.
Nas cidades onde foi implementado, o Green Light apresentou um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30% e diminuir emissões nos cruzamentos em mais de 10%.
O projeto já está presente em 140 cruzamentos em 15 cidades ao redor do mundo, entre elas o Rio de Janeiro, resultado de uma parceria com a CET-Rio. Em 2024, a iniciativa chegou em Campinas, no interior do estado, e, agora, em São Caetano do Sul.