Com o nível do Sistema Cantareira em cerca de 3% da sua capacidade, diversas regiões do estado de São Paulo e da capital já enfrentam desabastecimento de água. Apesar da seca e da crise hídrica, muitos moradores continuam desperdiçando água por desconhecer de onde vem o recurso que chega à torneira de sua casa.
Como forma de alerta para a população sobre a gravidade da situação enfrentada no estado, o Instituto Socioambiental (ISA) lançou a ferramenta on-line De onde vem a água?, na qual é possível saber qual sistema abastece a casa do internauta.
Ao entrar no site, basta digitar os números de CEP de sua residência e aguardar aparecer o mapa com o sistema que fornece água para sua região. Além do mapa, a ferramenta também fornece informações sobre o nível do sistema e o quanto ele está ameaçado pela seca.
O ISA também laçou o site Faltou Água, onde a população da cidade de São Paulo podem mandar seu relato sobre quando e quanto tempo ficou sem água em casa. A partir daí, é montado um mapa com as áreas mais afetadas da cidade.