As primeiras provas do Provão Paulista Seriado 2025 serão realizadas nos dias 4 e 5 de novembro. Nesses dias, serão avaliados somente os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação é presencial, ocorre no período da manhã e será aplicada em todas as escolas da rede e locais definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Serão 90 questões objetivas, distribuídas em dois dias, além de uma redação. No primeiro dia (4 de novembro), os candidatos respondem às questões de Linguagens e suas Tecnologias — 18 de língua portuguesa e 6 de língua inglesa — e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 8 questões de biologia, 8 de física e 8 de química. No mesmo dia, os estudantes produzem a redação, que deve ser no formato dissertativo-argumentativo. O tempo total da prova no dia será de cinco horas.
No segundo dia (5 de novembro), os alunos resolvem as questões de Matemática e suas Tecnologias, com 18 itens, e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com 5 de filosofia, 7 de geografia, 7 de história e 5 de sociologia. O tempo máximo de prova será de quatro horas.
Continua após a publicidade
Todo o conteúdo cobrado está alinhado ao Currículo Paulista do Ensino Médio.
Por ser uma avaliação seriada, a nota final considera o desempenho do estudante ao longo das três séries do Ensino Médio. Assim, quem está na 3ª série em 2025 deve ter participado do Provão em 2023 e 2024. Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o cálculo da nota final atribui 80% de peso às questões objetivas e 20% à redação.
Escolha de curso superior
Os estudantes da 3ª série têm até o dia 28 de novembro para registrar suas opções de cursos no portal do Provão Paulista Seriado. Cada candidato pode selecionar até quatro cursos, observando o limite de no máximo dois por instituição.
Nesta edição, o exame oferece 15.717 vagas, distribuídas entre USP (1.500 vagas), Unesp (934), Unicamp (327), Fatecs (10.000) e Univesp (2.956).
Continua após a publicidade
Assim, por exemplo, um estudante pode escolher dois cursos na USP, como Economia e História, e as outras duas opções em instituições diferentes — uma na Unicamp e outra em uma Fatec.
Compartilhe essa matéria via: