Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sabesp adia liberação de faixa no local de cratera na Marginal Tietê

Empresa afirma que movimentação no solo causou o atraso e não há nova previsão

Por Luana Machado
14 Maio 2025, 13h23 •
Cratera surgiu na Marginal Tietê
O buraco abriu em abril, foi fechado, mas cedeu novamente em maio (Redes/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A liberação de uma das três faixas interditadas na Marginal Tietê no local da cratera, próximo à Ponte Atílio Fontana, que estava prevista para esta quarta-feira (14), foi adiada pela Sabesp. A empresa informou que uma movimentação no solo causou o atraso da entrega, mas não confirmou a nova data da liberação parcial.

    A cratera ressurgiu nesta semana na mesma área em que um imenso buraco apareceu um mês atrás por conta de uma sobrecarga nas redes de esgoto que ocasionou o afundamento do solo. A correção exige conter e reforçar o terreno com injeção de argamassa, além de concretar e desativar a caixa de acesso à rede de esgoto.

    Para manter o cronograma de 30 dias de obra, a empresa está dividindo os trabalhos da equipe de engenharia em duas frentes. A primeira etapa, já iniciada, compreende a construção de um poço de visita por meio de um túnel, que foi deslocado 17 metros à frente da antiga caixa de acesso por conta da instabilidade do solo. Na segunda, a cratera será preenchida com a argamassa para virar uma camada de concreto e estabilizar o terreno.

    obra-cratera-marginal-tiete
    (Sabesp/Divulgação)

     

     

    “Nós tivemos que alterar o plano de recuperação por conta da movimentação do solo para garantir a segurança dos trabalhadores e de quem vai andar na pista da marginal. Vamos trabalhar durante 24 horas por dia para entregar no prazo. Nós vamos efetuar campanhas de sondagem para identificar a melhor situação para injeção da argamassa e nos próximos dois dias teremos um novo prazo para liberação da faixa”, informa Roberval Tavares, o diretor-executivo de Engenharia e Inovação da Sabesp.

    Continua após a publicidade

    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que atualizou o aplicativo de mobilidade Waze com as informações sobre a interdição da pista central e rotas alternativas. A CET também recomenda que os condutores evitem o trecho da marginal até o término das obras.

    Confira as rotas alternativas sugeridas pela CET

    Os motoristas com destino à Rodovia Castelo Branco e Marginal Pinheiros podem utilizar a região da Lapa, seguindo pela Ponte da Freguesia do Ó, Av. Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Av. Cerro Corá, Av. Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.
    Outras opções de caminhos alternativos são a Ligação Leste/Oeste e o Minianel Viário para acessar a Marginal Pinheiros e a zona sul.
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês