Avatar do usuário logado
OLÁ,

Quem é Rodrigo Garcia, que tomou posse como governador de São Paulo

O então vice-governador assumiu cargo após João Doria oficializar sua saída para concorrer à presidência em outubro

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 22h13 - Publicado em 1 abr 2022, 13h11
Imagem mostra homem segurando livro com pessoas ao redor aplaudindo
Rodrigo Garcia tomou posse na manhã desta segunda-feira (1). (Alesp/Divulgação)
Continua após publicidade

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) tomou posse como governador de São Paulo na manhã desta sexta-feira, após João Doria (PSDB) oficializar sua renúncia para concorrer à presidência em outubro.

+ Doria deixa o cargo e Rodrigo Garcia será o novo governador de SP

O anúncio veio após uma madrugada de tensão nos bastidores. Na quinta-feira (31), o governador teria dito a aliados que poderia desistir de concorrer à presidência. A possibilidade teria deixado Garcia furioso, pois tinha um acordo com Doria para concorrer ao governo estadual neste ano.

O novo governador do estado tem 47 anos e foi deputado federal por três mandatos seguidos, entre 1999 e 2010, pelo Democratas (DEM) – partido em que foi vice-presidente nacional e secretário-geral em São Paulo. Também foi presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo entre 2005 e 2007.

Foi eleito deputado federal por São Paulo em 2011, mas logo assumiu cargos de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia no governo Geraldo Alckmin, entre 2011 e 2014. Em 2015, foi reeleito deputado federal, com 336.151 votos, mas logo se licenciou novamente para assumir a Secretaria de Estado da Habitação no governo de Alckmin.

Em 2018, se elegeu pela terceira vez deputado federal, mas, em dezembro daquele ano, se licenciou pela terceira vez seguida para assumir o cargo de vice-governador. Saiu do Democratas (DEM) em 2021, após 27 anos no partido, e filiou-se ao PSDB.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicidade