Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (15) indica avanço das intenções de voto no governador Rodrigo Garcia (PSDB) para as eleições ao governo do estado, empatando tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos). O petista Fernando Haddad continua na ponta.
+Ator José Dumont é preso em flagrante por armazenar pornografia infantil
Segundo a sondagem do instituto, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Tarcísio praticamente estacionou, já que passou de 21% para os atuais 22%. Rodrigo foi quem mais cresceu, já que avançou quatro pontos percentuais, e foi de 15% a 19%. Como a margem de erro é de dois pontos para ambas as direções (mais ou menos), é possível inferir que eles estão empatados tecnicamente.
Haddad oscilou para cima dentro da margem de erro, indo de 35% na última pesquisa para 36% agora. A pesquisa indica que ele venceria qualquer um de seus adversários em um eventual segundo turno das eleições.
+Justiça manda Kid Bengala apagar vídeo com conotação sexual
Enquanto Haddad se consolida, ao menos segundo a intenção de voto captadas pelas pesquisas, Rodrigo e Tarcísio travam um embate particular para saber quem irá ao segundo turno. O tucano tem vendido a imagem de não ter padrinho, e dizendo estar fora da polarização política entre seus adversários. Haddad é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lua da Silva (PT), enquanto Tarcísio foi o ungido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa.
A pesquisa pode ter captado, ao menos parcialmente, os efeitos da agressão do correligionário de Tarcísio, Douglas Garcia (Republicanos), que agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães no debate promovido pela TV Cultura, “Folha de S.Paulo” e UOL da última terça-feira à noite. O bolsonarista virou alvo de várias denúncias no Conselho de Ética, e está sendo rifado até por parte de integrantes do seu partido.
+Justiça barra leilão de rodovias de R$ 10 bilhões do governo estadual
Outro fato que pode explicar o avanço de Rodrigo é o fato de que ele é o candidato com maior tempo na propaganda de rádio e TV, com quase o dobro de Tarcísio e Haddad.
Seis candidatos atingiram, cada um, 1% das intenções de voto: Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU) e Antonio Jorge (DC). Edson Dorta (PCO) não pontuou.
A quantidade daqueles que se declararam indecisos caiu de 10% para os atuais 7%. Brancos e nulos também recuaram de 12% para 11%.
+Preço da gasolina varia 62% entre bairros da capital, diz pesquisa
Num eventual segundo turno, Haddad bateria seus dois adversários diretos. Ele vence Tarcísio por 54% a 36%, e Rodrigo por 47% a 41%.
Os candidatos têm encontro marcado no próximo sábado (17), quando acontece o debate eleitoral promovido pela VEJA, SBT, o jornal O Estado de S.Paulo, a rádio Nova Brasil FM e o portal Terra.
A pesquisa foi contratada em conjunto pela TV Globo e o jornal “Folha de S.Paulo”. Foram ouvidas 1.808 pessoas de forma presencial em 74 cidades do estado. Os questionários foram aplicados entre a última terça-feira (13) até esta quinta-feira (15). O registro no no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o SP-06078/2022.