Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Rio adota toque de recolher e proíbe quiosques e ambulantes nas praias

Bares e restaurantes só podem funcionar até as 17h

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 Maio 2024, 18h30 - Publicado em 4 mar 2021, 11h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira (4) decreto com novas medidas de isolamento social para combater a pandemia de Covid-19. Entre as medidas, está a proibição de permanência de pessoas em vias e áreas públicas das 23h às 5h. Também foi decretado que bares, lanchonetes e restaurantes devem fechar, para atendimento presencial, a partir das 17h.

    Esses estabelecimentos só poderão funcionar das 6h às 17h, podendo atender a um número máximo de clientes correspondente a 40% de sua capacidade instalada.

    Há restrições também para comércios e serviços com atendimento presencial, que só poderão funcionar das 6h às 20h. As medidas passam a valer às 17h de amanhã (5) e serão mantidas, pelo menos, até o dia 11 de março.

    Outras decisões anunciadas são a proibição de funcionamento de quiosques, barracas comerciais e ambulantes em toda a orla do município durante esse período. Também estão proibidas festas, eventos, feiras especiais, feiras de ambulantes, feirartes e os funcionamentos de boates e casas de espetáculo.

    Pessoas que infringirem as regras estão sujeitas a multa de R$ 562,42 e também podem responder criminalmente, com base no artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa), que tem pena de um mês a um ano de prisão. As atividades comerciais também estão sujeitas a apreensão de mercadorias e de bens, a multas e a interdições).

    Continua após a publicidade

    As medidas foram publicadas na edição de hoje (4) do Diário Oficial do município e adotadas devido ao aumento do número de casos e de óbitos por Covid-19, além da sobrecarga da rede hospitalar em todo o país.

     

    Publicidade

    Publicidade