Reveja as campanhas publicitárias memoráveis de Washington Olivetto

Confira comerciais como o 'Casal Unibanco' e o 'Garoto Bombril', que marcaram a publicidade brasileira

Por Luana Machado
14 out 2024, 22h20
Washington-Olivetto
Washington Olivetto faleceu aos 73 anos (Miro/Divulgação)
Continua após publicidade

Premiado internacionalmente, o publicitário Washington Olivetto, que faleceu no domingo (13), é responsável por várias das mais memoráveis campanhas publicitárias do Brasil.

Paulistano, Olivetto cursou publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado e começou, em 1969, aos dezoito anos, a trabalhar como redator em uma agência publicitária.

Ao longo da carreira prolífica, ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes, além de ter conquistado o Clio Awards, maior premiação da publicidade, e foi um dos fundadores da agência W/Brasil.

Meu Primeiro Sutiã (Valisère)

A campanha, veiculada em 1987, popularizou a frase “o primeiro Valisère a gente nunca esquece” e tornou conhecido o rosto da jovem Patrícia Lucchesi. A produção também ficou marcado por não exibir o nome da marca do momento, apenas sendo dita ao final, na famosa frase.

Garoto Bombril (Bombril)

Talvez a criação mais famosa de Olivetto, o trabalho para a Bombril tornou Carlos Moreno, ator que interpretou o Garoto Bombril por anos (chegando a entrar, em 1994, no Livro dos Recordes como a mais longeva), conhecido por todos os brasileiros. Criada em 1978, o publicitário, então na agência DPZ, teve o desafio de repaginar o slogan da marca, “Mil e uma utilidades”. Durante os anos do Garoto Bombril, a campanha chegou a ir para a Justiça após a concorrente Comfort ser citada diretamente em uma das produções. Em resposta, a W/Brasil lançou outra propaganda “castigando” a concorrente, mas dessa vez sem citá-la!

Continua após a publicidade

Crianças do DDD (Embratel)

As três crianças explicando o significado de DDD (Discagem Direta à Distância) foi um marco na televisão em 1999. A música cantada pelos pequenos vestidos com antenas e roupas coloridas ficou na cabeça dos brasileiros.

Casal Unibanco (Unibanco)

Em 1993, o publicitário criou o Casal Unibanco, que também se tornou uma campanha longeva. O primeiro par foi interpretado por Felipe Pinheiro e Katia Bronstein e, no ano seguinte, foi feita uma seleção para o novo casal. Ao longo dos anos, os comerciais com o Casal Unibanco contaram com participação de artistas como Débora Bloch e até do empresário Bill Gates.

Continua após a publicidade

Cachorrinho da Cofap (COFAP)

Na década de 90, já na W/Brasil, lançou o filme Corrida no Parque, que exaltava as peças automotivas através da disputa entre dois cachorrinhos em uma ladeira.

Vulcabras 752

A campanha, veiculada no final da década de 80, assinada por Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister colocou os sapatos nas mãos e pés de personalidades como Hebe Camargo, Paulo Maluf e Leonel Brizola.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.