O coordenador pedagógico da Secretaria estadual da Educação, Renato Dias, deixou o cargo, segundo publicação feita no Diário Oficial desta quarta (6). A saída se dá depois que erros graves foram encontrados no material didático disponibilizado pela pasta da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). A Justiça suspendeu a distribuição do material.
Quem assume o cargo é Bianka Teixeira Silva, doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ao g1, a secretaria informou que Dias deixou o posto para “assumir projetos pessoais”. Ele é ex-diretor da Somos Educação, uma das maiores companhias de educação privada do país.
A nova coordenadora atua como docente na rede municipal de Belo Horizonte e foi professora bolsista e voluntária da UFMG, além de ter trabalhado no setor de projetos de avaliação da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
Erros no material didático
No dia 31 de agosto, uma reportagem do Uol revelou que o material didático da gestão Tarcísio para ser aplicado em sala de aula informava que dom Pedro 2º assinou a Lei Áurea e que a capital paulista tem praia. O conteúdo era voltado para alunos do 8º ano do ensino fundamental.
À Vejinha, a secretaria informou que “afastou os servidores responsáveis pelos graves erros didáticos no material digital” e que “a coordenadoria pedagógica da instituição vai reforçar a equipe de revisão para que haja aprimoramentos constantes nos recursos didáticos”.