[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dr8MTDx0uwQ&hl=pt-br&fs=1&%5D
Ingredientes
1 manga tipo haden
200g de queijo de cabra fresco
1 tomate
50ml de azeite de azeitonas pretas
Sal a gosto
Cebolinha francesa para decorar
Modo de preparo
Lave o tomate e faça com a ponta da faca uma cruz em uma de suas extremidades. Coloque em uma panela com água fervente durante 10 segundos. Escoe e, imediatamente, coloque-o em uma bacia com gelo, para cessar o cozimento. Retire a pele, corte em quatro partes e tire também as sementes. Faça cubinhos bem delicados e reserve.
Para preparar o azeite, retire o caroço de 100g de azeitonas pretas e leve ao forno para secá-las em fogo médio, durante 1 hora ou até ficarem crocantes. Passe-as por um processador e misture ao azeite. Reserve.
Descasque a manga e, com a ajuda de um cortador de frios ou um ralador bem afiado, faça finas fatias da manga, que deve estar madura, mas bem firme. Sobre uma folha de papel-manteiga, sobreponha os cantos de duas fatias de manga. Recheie com o queijo de cabra.
Com o auxílio de uma espátula, feche os raviólis, dobrando as partes laterais e, depois, as extremidades. Leve-os para aquecer no microondas por 10 segundos, em potência máxima
Na hora de montar, disponha cada ravióli em uma colher de porcelana (ou de sobremesa). Coroe-os com um cubinho de tomate, um pouquinho de sal e o azeite de azeitonas pretas. Por último, coloque a cebolinha finamente picada para decorar.
Dificuldade: baixa
Rendimento: 2 porções
Tempo: 30 minutos
Sobre o Maní
Um clima de tranqüilidade paira no salão deste restaurante contemporâneo, que também possui uma agradável área externa. Na cozinha está o casal Helena Rizzo e Daniel Redondo. Eles preparam receitas inspiradas e abusam de ingredientes brasileiros.
É de cabra!
Foram os povos nômades da Ásia e do Oriente Médio que domesticaram a cabra, por volta de 8 000 a.C. Desde então, o leite do animal tem sido usado na alimentação desses povos. No Brasil, no entanto, ele é pouco popular, embora sua composição seja bem semelhante à do leite de vaca.
Segundo a engenheira de alimentos Alcina Maria Liserre, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Campinas), o leite de cabra é tão saudável quanto o de vaca. Ambos são compostos de proteínas, lipídeos, sais minerais e vitaminas. “A diferença é que o de cabra é digerido com mais facilidade pelo organismo”, explica Alcina. Além disso, seu consumo é uma boa alternativa em casos alérgicos de origem alimentar.
Os tipos mais comuns de queijos feitos no Brasil com o leite de cabra são: frescal, boursin (natural ou condimentado), moleson, pecorino, chabichou e pirâmide.