Quem é o camerlengo do interior de SP que fará funeral do Papa Francisco
Arcebispo Ilson de Jesus Montanari, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, tem em sua função auxiliar no funeral e no conclave

O arcebispo Ilson de Jesus Montanari, que já pertenceu à Arquidiocese de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi nomeado pelo Papa Francisco em 2020 como vice-camerlengo da Santa Igreja Romana. Ele também já foi secretário da Congregação para os Bispos.
Como vice-Camerlengo, ele trabalha ao lado do cardeal Kevin Farrell, primeiro camerlengo desde 2019.
De acordo com o Vaticano, o vice-camerlengo auxilia o camerlengo na execução de seus deveres, que incluem a certificação formal da morte de um papa reinante, bem como o cuidado e a administração dos bens temporais da Santa Sé durante o tempo de sede vacante – o período entre a morte do papa e a eleição de seu sucessor – também chamado de conclave.
Nascido em 18 de julho de 1959, em Sertãozinho (SP), dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto. Cursou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma. Foi oficial da Congregação para os Bispos, e em 13 de maio 2011, foi nomeado capelão.
O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21) em Roma, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de uma insuficiência cardíaca.