A Avenida Washington Luís foi liberada no sentido bairro na manhã desta terça-feira (10), após a queda de uma viga das obras do monotrilho. No acidente, uma pessoa morreu. Pela manhã, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditava o local. Os motoristas tiveram que utilizar como alternativa as avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Nove de Julho.
+ Metrô volta a funcionar normalmente, mas trânsito fica acima da média
A viga da futura Linha 17-Ouro do Metrô caiu na tarde desta segunda-feira (9) na Zona Sul da capital. O operário Juraci Cunha dos Santos morreu na hora e outros dois funcionários ficaram feridos. O acidente aconteceu por volta das 16h40 na Avenida Washington Luís, esquina com Rua Vieira de Morais, próximo ao Aeroporto de Congonhas.
A obra é realizada pelo Consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE Montagens e Projetos Especiais. Em nota, os responsáveis lamentaram a morte do operário e afirmaram que os feridos não correm risco de morrer. “Uma perícia será feita no local para identificar as causas do acidente. Nesse momento o Consórcio se solidariza com as famílias e prestará todo o suporte necessário às mesmas”, diz o texto.
O Metrô afirma que lamenta o acidente e exige uma “rápida apuração sobre as causas da ocorrência”.
Obra
Iniciada em 2012, a construção de 17,7 quilômetros vai ligar o bairro do Jabaquara ao Estádio do Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas. O investimento é de 3,1 bilhões.
A primeira fase deveria ser entregue neste mês – antes da Copa -, mas atrasou e ficou para o final de 2014. O governo estadual culpou a burocracia e a demora em obter as licenças ambientais.
O trecho inaugural deve contemplar sete estações – Congonhas, Brooklin Paulista, José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi, onde fará interligação com a estação homônima da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No futuro, a Linha 17-Ouro também fará conexão com a Linha 1-Azul (Estação Jabaquara), Linha 5-Lilás (futura Estação Campo Belo) e com a Linha 4-Amarela (futura Estação São Paulo-Morumbi).
Risco de queda
Em novembro, parte da Avenida Jornalista Roberto Marinho, por onde vai passar uma estação do monotrilho, foi interditada por risco de queda de uma das vigas. O alerta foi feito pelos próprios funcionários da obra. A viga defeituosa foi substituída.