“Prometheus” estreia nesta sexta (15) com a missão de reerguer a série “Alien”, criada por Ridley Scott no final dos anos 1970, a partir de “Alien – O Oitavo Passageiro”, considerado um dos mais importantes filmes de ficção científica já feitos – e também um dos mais assustadores.
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
+ 10 motivos para ver Ingmar Bergman no CCBB
Quatro filmes e 33 anos depois, o novo longa conta a história de uma expedição de cientistas que viaja até um distante planeta para descobrir o paradeiro dos seres extraterrestres que suspostamente criaram a espécie humana. Depois de ter cedido a franquia aos diretores James Cameron, David Fincher (que até hoje arrepende-se de ter filmado “Alien 3”) e Jean-Pierre Jeunet, o diretor afirma que realizou “Prometheus” porque a figura do space jockey – alienígena que aparece com o peito aberto à força no primeiro episódio – sempre o inquietou. Em “Prometheus”, Scott volta ao comando para contar a origem do estranho personagem.
O realizador, contudo, é dúbio com relação ao filme: ao mesmo tempo em que afirma que a história se passa “no mesmo universo da cinessérie Alien”, também diz que o longa não narra os antecedentes da primeira fita.
Embora “Prometheus” recupere muitos elementos que consagraram a cinessérie nos cinemas, é o espectador quem terá de tirar suas conclusões.
Para lembrar todos os acontecimentos, confira na galeria de fotos, 10 curiosidades sobre a cinessérie.