Projeto do novo Parque do Bixiga será definido em concurso nacional de arquitetura
Terreno foi comprado pela prefeitura por R$65 milhões para abrigar nova área verde

A Prefeitura de São Paulo anunciou que o projeto do futuro Parque do Bixiga será escolhido por meio de um Concurso Público Nacional de Arquitetura, com previsão de lançamento do edital até o início de 2026.
A proposta vencedora será premiada e contratada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para desenvolver o plano executivo da nova área verde. Com coordenação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a iniciativa prevê ações de consulta pública para acatar as necessidades e expectativas da comunidade do Bixiga.
Novo Parque do Bixiga
O futuro Parque do Bixiga foi oficialmente incluído no sistema de áreas verdes da capital com a sanção da Lei 18.157/2024, resultado da Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico. Sua implantação está prevista por meio da Transferência do Direito de Construir (TDC), mesmo instrumento utilizado nos parques Augusta e Mooca.
Localizado em uma região densamente urbanizada, o novo parque integra o projeto de requalificação ambiental, urbanística e social do centro expandido. A criação do equipamento responde a uma demanda histórica de moradores e movimentos sociais por mais espaços públicos acessíveis, sustentáveis e integrados à vida da cidade.