Nesta sexta (3) ocorre a abertura do 17º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo e a cantora Daniela Mercury é uma das personalidades confirmadas para a entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, às 19h, no Theatro São Pedro.
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e a cerimônia irá homenagear personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais que valorizaram os direitos humanos da população LGBT no ano de 2012.
Em sua 13º edição, o prêmio já foi entregue a mais de 250 contemplados, como o deputado federal Jean Wyllys, que recebe novamente a comenda este ano. Também estão entre os premiados, a ex-prefeita e ministra da Cultura Marta Suplicy, a cantora Sandy, o médico e escritor Dráuzio Varella e a própria Daniela Mercury, que no mês passado anunciou o casamento com outra mulher.
Este ano, a entidade realiza a cerimônia exatamente um mês antes da 17ª edição da Parada Gay como forma de destacar sua importância no calendário e dar mais visibilidades aos homenageados.
Com capacidade para 600 espectadores, os interessados em participar do evento devem confirmar a presença através do e-mail: thiagopremio@paradasp.org.br.
Mês do orgulho gay
Ao longo do mês, diversas atividades oficiais e paralelas movimentam a cidade até o dia 2 de junho, quando mais uma edição da Parada ocupa a Avenida Paulista. Com o tema, “Para o armário, nunca mais! – União e conscientização na luta contra a homofobia” o calendário promovido pela Associação da Parada pretende criticar o atual cenário político do país, levantando a bandeira da luta pela cidadania plena.
No desfile do dia 2 de junho estão previstos 22 trios elétricos e uma série de protestos contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados. Além disso, outra novidade da Parada será um show de encerramento na praça da República, marcado para às 19h. Está confirmada a participação da cantora Ellen Oléria, vencedora do programa The Voice, da TV Globo, e um convidado que ainda não foi confirmado.
Além do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, o Mês do Orgulho LGBT tem na agenda um ciclo de debates e uma feira cultural. Confira abaixo os eventos já confirmados:
► 3 de maio
- 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade: Theatro São Pedro – Rua Albuquerque Lins, 207 – Santa Cecília – às 19h
► 6 a 10 de maio
11º Ciclo de Debates: Casa do Professor – Apeoesp (Rua Bento Freitas, 71 – República)
- 6 de maio: “Homens trans: (in)visibilidade e perspectivas”, com Alexandre Peixe dos Santos, Gil Santos, João W. Nery, Jean Wyllys e Léo Moreira
- 7 de maio: “Homossexuais na terceira idade: quais as perspectivas?”, com Arnaldo Dominguez, Marisa Fernandes, Mere Karnikovski e Sandra Catarina
- 8 de maio: “Saindo do armário – uma conversa de pais e filhos ”, com Edith Modesto, Leandro Rodrigues, Lohren Beauty e Neusa Dutra
- 9 de maio: “Violência e crimes de ódio”, com Eduardo Dias de Souza Ferreira, Heloisa Gama Alves, Leo Mendes e Marcelo Cerqueira
- 10 de maio: “LGBT e as questões raciais”, com Cipriano Filho, Katia Cristina, Mere Karnikovski e Yáskara Guelpa
► 30 de maio
- 13ª Feira Cultural LGBT: Vale do Anhangabaú – 10h às 22h
► 1º de junho
- 11ª Caminhada Lésbica – concentração a partir das 12h, início às 14h, na Praça Oswaldo Cruz (início da Avenida Paulista)
► 2 de junho
- 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – concentração a partir das 10h, inicio às 12h (Avenida Paulista, em frente ao Masp)