Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Prefeitura divulga programação dos blocos de Carnaval de rua de São Paulo

Os 511 grupos confirmados devem atrair cerca de 15 milhões de pessoas; saiba como pesquisar locais e atrações

Por Clayton Freitas
3 fev 2023, 12h02 • Atualizado em 27 fev 2023, 16h32
Carnaval de rua de São Paulo.
Carnaval de rua de São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A Prefeitura de São Paulo disponibilizou a lista completa dos 511 blocos previstos para desfilar no Carnaval de rua deste ano. A previsão é que o evento reúna 15 milhões de pessoas e possa superar a última edição do evento, realizada em 2020.

    +Blocos inéditos, nova gestão e mais: confira as novidades do Carnaval 2023

    Inicialmente foram cadastrados 670 grupos, porém, por motivos diversos, 154 deles (23% do total) desistiram. O índice de desistência é similar ao de 2020, quando 865 se cadastraram e 221 desistiram (25% do montante original).

    Neste ano, alguns deles alegaram problemas na organização, que, pela primeira vez, está sendo capitaneada pela Secretaria Municipal de Cultura. Entidades que representam os grupos chegaram até a divulgar um manifesto na quarta-feira (1º) informando que o cenário era de “abandono, na combinada falta de planejamento, ausência de transparência e diálogo mal feito”.

    +Para brilhar: itens para aproveitar o Carnaval nos bloquinhos

    Endereços

    Os megablocos, que são assim classificamos pela prefeitura por reunirem mais de 40 000 pessoas cada,  desfilarão em vias tais como ruas da Consolação e Laguna, além das avenidas Luis Dumont Villares, Brigadeiro Faria Lima, Marquês de São Vicente e região do Ibirapuera. São os endereços onde o Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Acadêmicos do Baixo Augusta, entre outros, irão desfilar.

    Continua após a publicidade

    Os blocos médios, que reúnem de 5 000 a 10 000 pessoas, vão ocupar vias tais como avenidas Hélio Pellegrino, Vereador Abel Ferreira e Paulo VI, além da Rua Henrique Schaumann. Entre os blocos que se apresentam nestes locais estão o Gambiarra, Quizomba, Casa Comigo e Bloco Vou de Táxi.

    +PM usará central de drones para monitorar megablocos de Carnaval de rua

    A consulta disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura está disponível no site https://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/ Ela permite que a busca seja feita de quatro formas: nome (é necessário colocar o nome completo); região da cidade (dividida pela subprefeitura da área); data e estilos dos grupos.

    Concentração

    Continua após a publicidade

    Assim como já mostrou reportagem da Vejinha no dia 17 de janeiro, embora prefeitura tenha prometido a descentralização do Carnaval de rua, mais da metade (52%) dos blocos confirmados sairão de apenas duas regiões: Centro e Zona Oeste. A Zona Oeste, serão 145 desfiles, sendo a metade deles em Pinheiros (74). Em seguida vem o Centro, com 121 cortejos, quase todos nas imediações da Subprefeitura da Sé. Em seguida aparecem a Zona Sul, com 101, Zona Norte que terá 76, e a Zona Leste, com 68 blocos.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês