O príncipe Harry finalizou a sua visita oficial em São Paulo na tarde desta quinta-feira (26) no Instituto Ayrton Senna. Ele foi recebido por Viviane Senna, irmã do piloto. O britânico autografou um capacete e testou um simulador de carro de corrida. No começo da noite, ele parte para o Chile.
Pela manhã, o príncipe não conseguiu terminar o passeio pela cracolândia. A grande quantidade de pessoas que estavam no local impossibilitou o britânico de chegar até o Largo Coração de Jesus, uma das praças da região que era utilizada por dependentes para consumir a droga.
- Após evento no Consulado, Príncipe Harry janta no Skye
- “Harry é menos rosa do que parece”, diz Sabrina Sato
Às 8h43, Harry foi recebido pelo prefeito Fernando Haddad próximo à Estação Júlio Prestes, entrou em um dos ônibus da Guarda Civil Metropolitana, mas desceu em seguida, optando por fazer o trajeto a pé.
Haddad caminhou com Harry por algumas quadras da região, apresentando o programa De Braços Abertos, lançado em janeiro pela prefeitura com o objetivo de dar moradia e reinserir os dependentes no mercado de trabalho.
Durante o percurso, Harry conheceu os hotéis onde os participantes do programa moram, interagiu com algumas pessoas e questionou sobre como é desenvolvido o trabalho de recuperação. Ex-usuária de crack, Ieda Santos disse que conseguiu falar algumas palavras para o príncipe. Em português, ela pediu para tirar uma foto com o britânico. “Acho que ele me entendeu, porque tirou.” Ela faz parte do programa há seis meses e trabalha na varrição desde o inicio.
Faxina
Mais cedo, por volta das 7h, a reportagem de VEJASAOPAULO.COM flagrou uma verdadeira faxina no entorno da Estação Júlio Prestes: caminhões-pipa jogavam água nas calçadas e diversos garis faziam a varrição do local onde o príncipe e o prefeito se encontrariam em instantes.
Da cracolândia, Harry segue sua agenda oficial e faz uma visita ao Instituto Ayrton Senna, em Pinheiros, Zona Oeste da capital.
No Brasil
De passagem pelo Brasil, Harry participou na noite dessa terça-feira da Festa de Aniversário da rainha Elizabeth II, oferecida pelo Consulado Britânico, em São Paulo. Pela manhã, o príncipe visitou o projeto socioambiental da Serra do Mar, em Cubatão. Entre as atividades, o britânico conheceu a comunidade e plantou uma árvore.
Já na segunda-feira (23), antes de viajar para Belo Horizonte, ele esteve em Brasília, onde passou pelo hospital de reabilitação da Rede Sarah, com direito a canoagem com pacientes e funcionários no Lago Paranoá.