Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Minas Gerais, nesta quinta-feira (27), o primeiro diagnóstico positivo pela variante indiana do coronavírus no estado. O homem, morador de Juiz de Fora, chegou ao Brasil no dia 18 de maio pelo aeroporto de Guarulhos, em um voo vindo da Índia. Ele está internado e isolado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, na cidade mineira, e estava sendo monitorado pela prefeitura da cidade desde segunda-feira (24).
Com medo da variante indiana, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), o Guti, solicitou nesta sexta-feira (28) o fechamento do Aeroporto Internacional de Cumbica ao governo federal.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o paciente chegou ao Brasil por Guarulhos no final da noite do dia 18 de maio, apresentou condições regulares na barreira sanitária do aeroporto e se deslocou para o município de Juiz de Fora por meio de um veículo fretado pela empresa para a qual trabalha, que não teve o nome divulgado.
“O passageiro estava nas exceções legais previstas pela Portaria 653/2021, expedida pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, para ingresso no Brasil e tendo passado pelo controle sanitário da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, apresentou teste RT-PCR negativo realizado dentro das 72h previstas pela portaria, além de Declaração de Saúde, não tendo reportado nenhum sintoma e tendo sido orientado a permanecer em quarentena”, explicou o órgão.
Em nota, a secretaria de Saúde de Juiz de Fora informou que foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o resultado do sequenciamento genético do paciente testou positivo para a variante indiana do coronavírus. O exame foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A secretaria estadual de Saúde de MG informou, em nota, que tomou todas as medidas sanitárias cabíveis a partir da notificação, como mapear toda a movimentação do homem para avisar terceiros que tiveram contato com ele.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.