Prefeitura retira pintura em vermelho de ciclofaixas
Nesta nova fase, onze pistas para circulação de ciclistas serão sinalizados de outra forma
A Prefeitura de São Paulo deu início as obras de manutenção de onze ciclofaixas da cidade (confira a lista no fim da notícia). A reforma prevê a retirada da pintura em vermelho ao longo das pistas, restando essa cor somente em locais que merecem maior atenção, como pontos de ônibus e faixas de pedestres.
Nas “novas ciclofaixas”, a pista terá então a cor do asfalto e será separada para área destinada a carros por uma linha branca e vermelha. No processo de reforma, também será feita a raspagem do asfalto antigo e a aplicação de uma nova camada asfáltica, além da instalação de tachões (peças aplicadas no asfalto para delimitação de uma pista), que, agora, ficarão distantes um do outro 1 metro, o que garantirá a segurança dos ciclistas.
A nova forma de sinalização, implementada pela Prefeitura, não está em desacordo com o Manual de Sinalização Horizontal, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), porque a parte do documento que trata de marcas viárias foi revogada, o que deu liberdade para cada administração fazer da sua forma. Antes da revogação, sugeria-se que a cor vermelha deveria ser usada para demarcação de ciclovias e ciclofaixas.
Daniel Guth, 35, coordenador de projetos da associação Aliança Bike, afirma que a mudança na cor da pintura das ciclovias não prejudica a segurança dos ciclistas. “O que nos ajuda é a maior segregação das pistas, que pode ser feito com elemento mais eficazes, como a elevação das faixas e a instalação de gradis, como acontece na Avenida Paulista, em pontos de conflito.”
Outro ponto que ajudaria na segurança é o tamanho das pistas. “Largura não é capricho. Na rua Marques de São Vicente, por exemplo, os ciclistas estão muito perto dos carros. A faixa é estreita, a sarjeta vive alagada”, aponta ele, que acredita que em ruas de mão única o tamanho adequado das ciclofaixas é de 1,5 metro. Em vias de duas mãos, a medida seria 2,5 metros.
Enquanto as ciclofaixas estão em reforma, a Prefeitura de São Paulo tem usado uma sinalização paleativa com faixas informando sobre a realização da reforma. Atualmente, a capital paulista tem 503,6 quilômetros em sua malha cicloviária. De acordo com plano de metas da Prefeitura, pouco mais da metade passará por melhorias.
Ciclofaixas em reforma
- Ciclofaixa George Corbisier, Jabaquara
- Ciclofaixa Bosque da Saúde, Vila Mariana
- Ciclofaixa Saúde e Aratãs, Vila Mariana
- Ciclofaixa Jupatis, Jabaquara
- Ciclofaixa Corifeu de Azevedo Marques, Lapa
- Ciclofaixa Artur Azevedo, Pinheiros
- Ciclofaixa Gomes de Carvalho, Pinheiros
- Ciclofaixa Jaguaré (Rua Antônio S. Noschese), Lapa
- Ciclofaixa Corifeu de Azevedo Marques, Lapa
- Ciclofaixa Alameda Nothmann, Centro
- Ciclofaixa Parque Novo Mundo, Vila Guilherme