Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Prefeitura lança currículo antirracista para escolas da rede municipal

Documento será distribuído às escolas como parte do material didático, junto a bonecas negras

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 mar 2023, 15h07 - Publicado em 21 mar 2023, 15h03
Prefeitura vai distribuir cartilha para escolas com diretrizes para combater o racismo.
Prefeitura vai distribuir cartilha para escolas com diretrizes para combater o racismo. (Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (21), um currículo antirracista para a educação infantil da cidade, uma cartilha que explica o racismo e aborda práticas importantes para impedir o preconceito e promover a justiça social e a igualdade. A gestão municipal ainda anunciou a distribuição de 128 000 bonecas negras para as escolas.

+ Embratur pede investigação de suposto crime de turismo sexual em São Paulo

Serão distribuídas 29 500 cópias das cartilhas com as orientações pedagógicas, que farão parte do material pedagógico das escolas. As bonecas estão divididas em kits com oito itens, compostos por três bonecos negros, três bonecas negras, um boneco andino, uma boneca andina e um boneco bebê negro. Cada unidade vai receber entre três e cinco kits, a depender do tamanho da escola.

O secretário de Educação, Fernando Padula, afirmou que é importante que as escolas abordem o tema do racismo ainda na infância. “Só assim teremos um ambiente diverso e inclusivo, respeitando os preceitos de uma educação integral e com equidade”, disse.

O documento foi feito com base na Lei 10.639/2003, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino brasileiras.

Publicidade