O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que vai publicar ainda neste mês um novo edital do programa Smart Sampa, que prevê a instalação de 20 000 câmeras de reconhecimento facial em São Paulo até 2024. A contratação dos equipamentos foi divulgada em dezembro, mas o pregão foi suspenso após críticas de diversos setores relacionados à proteção de dados pessoais e direitos humanos.
+ Câmeras de reconhecimento facial se multiplicam em São Paulo
“Até o fim do mês a gente solta o novo edital”, afirmou o prefeito à Vejinha nesta quinta-feira (5). Nunes ainda afirmou que o programa foi discutido com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes. Os dois estudam a ideia de integrar os sistemas de monitoramento municipais e estaduais para fins de segurança pública.
No edital publicado no fim do ano passado, a prefeitura prevê gastar 140 milhões de reais para instalar câmeras pela cidade que vão identificar o rosto das pessoas, a cor da pele e até “situações de vadiagem”. Após críticas, o último termo foi retirado do documento. O pregão foi suspenso e, segundo a gestão municipal, ele será reformulado para detalhar melhor o sistema e explicitar garantias à proteção das informações dos paulistanos.