Avatar do usuário logado
OLÁ,

Prefeitura prevê novos 173 quilômetros de ciclovias em 2020

Investimento será de mais de 300 milhões de reais

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 14 fev 2020, 15h47 - Publicado em 13 dez 2019, 15h55
Ciclovia no Minhocão, centro (Ricardo D'Angelo/Veja SP)
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (13) que a cidade deve ganhar mais 173 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. A municipalidade afirma que o investimento será de 325 milhões de reais, com previsão de entrega até dezembro de 2020.

Atualmente, a cidade conta com 503 quilômetros das vias exclusivas para bicicletas, que virarão 676. Além disso, 310 quilômetros existentes passarão por reformas. Segundo a prefeitura, o valor gasto em cada quilômetro criado de ciclovia é de 140 000 reais. Os recursos virão dos cofres públicos. 73% das novas estruturas estarão interligadas ao transporte coletivo.

Uma área que deve ganhar as faixas, por exemplo, é a Zona Leste. A ciclovia da Radial Leste, que, segundo a prefeitura, liga a estação Corinthians-Itaquera até a estação Tatuapé, ambas da linha 3-Vermelha do Metrô, deve ganhar 5,7 quilômetros, levando a estrutura até as mediações do Parque Dom Pedro II, na Sé.

Outra região beneficiada será Pinheiros. A Rua Henrique Schaumann e a Avenida Rebouças farão parte da malha cicloviária. Durante 2019 56,9 quilômetros de ciclofaixas foram reformadas. Dos quilômetros existentes na cidade, 12 deles serão remanejados, mas, segundo o executivo, compensados em outros locais. 

Segundo a prefeitura, a extinção dessas faixas ocorre por ter sido observada falta de integração com outros modais de transporte e uso indevido por conta da baixa utilização, como presença de comércio ilegal e carros estacionados.

Publicidade