A moda do autoretrato que tomou conta de 2014 ganhou um aliado para colocar o maior número de pessoas na mesma imagem: o “pau de selfie”. Ou seja, uma haste que permite aumentar a distância entre o fotografado e a câmera.
+ O ano retratado por seus protagonistas
O equipamento, que virou febre e pode ser visto em ação em praias, piscinas e parques, se popularizou com a aparição das chamadas action cameras, como a GoPro, que tem como objetivo não só captar o indivíduo, mas também o ambiente onde ele está. Em seguida, foi adaptado para os usuários de celulares. Agora, os bastões se tornaram itens cada vez mais presentes na hora de fazer o registro.
+ Dez acessórios para ajudar a tirar a selfie perfeita
Diversos portais especializados em produtos eletroeletrônicos vendem o equipamento. Nos sites Submarino, Americanas e Extra, por exemplo, a haste pode ser comprada por valores entre 85 e 125 reais, dependendo do modelo. Já nos centros comercias da cidade, como a Rua 25 de Março e a Santa Ifigênia, no centro, os preços são mais camaradas.
+ GoPro produzida no Brasil fica 30% mais barata
Não é preciso procurar muito para deparar com vendedores entusiasmados oferecendo os “paus de selfie”. Por lá, é possível encontrar modelos com cores e preços diferentes. O que os diferencia são a maneira de fazer o clique. Confira os principais modelos:
O mais simples serve apenas para acoplar o aparelho, que deve ter a função timer para bater a foto. Ele pode ser comprado por 40 reais.
Outros modelos que têm feito sucesso são os que funcionam por sistema de bluetooth. Basta sincronizar o celular com eles e fazer a foto apertando um botão que fica na haste de apoio ou por meio de um controle remoto. Esses são vendidos por 70 reais.
É possível também encontrar um modelo onde o apoio do dispositivo conta com um fio para ser conectado ao aparelho. Nesse caso, apenas iPhones e alguns aparelhos da marca Samsung podem ser utilizados. Esses custam 60 reais.
Dando um up na selfie
Quem pretende turbinar a selfie pode investir também em outros equipamentos, além do bastão. O mais procurado é a lente chamada de fisheye, na tradução olho de peixe, que ajuda a expandir o ângulo das imagens.
O kit conta com três lentes: uma com a visão em uma espécie de círculo, outra para focar pequenos objetos e a última para abrir ao máximo o ângulo da foto. Basta encaixar a lente em frente a câmera do celular e fazer a foto. É possível encontrar o produto por 35 reais.
Selfie submarina
As selfies com o bastão já estão fazendo sucesso, inclusive, embaixo da água. Quem quiser fazer alguns cliques durante o mergulho pode comprar uma capa para proteger o celular (25 reais) e vedar o aparelho. Em seguida, é só encaixar o celular na haste e cair na água.
Vale lembrar que isso só deve ser feito para os aparelhos que possuem a função com timer ou com os bastões que funcionam por meio de controle remoto.