Um concerto do O Quarteto de Cordas de São Paulo marca a reabertura, nesta quinta-feira (16), da Praça das Artes, complexo cultural que funcionará como um anexo do Teatro Municipal que compreende o quadrilátero formado pelas ruas Formosa e Conselheiro Crispiniano, Praça Ramos de Azevedo e avenida São João, onde o público poderá circular por uma espécie de boulevard.
O quarteto executará as peças Quarteto Op.18, No 2 e Quarteto Opus 59, Nº2 ‘Rasumowsky’, de Beethoven às 20h. Antes, às 18h30, o maestro Leandro Oliveira realiza palestra sobre as obras da récita.
O primeiro módulo do complexo cultural, aberto ao público em dezembro, abriga a Escola de Dança de São Paulo, o Conservatório Dramático e Musical, a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental, o Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade. Durante a Virada Cultural, neste fim de semana, o espaço receberá apresentações de dança, que ocorrerão entre as 18h de sábado (18) e o começo da noite de domingo (19).
Já a área ao ar livre da Praça recebe a partir do dia 25 o Projeto Neurópolis, que por meio de vídeos e shows, contará um pouco da história dos artistas de rua.
O espaço cultural foi projetado pelo escritório Brasil Arquitetura e as apresentações ocorrem sempre às terças-feiras, às 12h e às 18h30, com início no dia 28 de maio. Os primeiros a se apresentar serão Verinho do Acordeon, às 12h e o grupo boliviano Raza India, às 18h30.
Já aos sábados, às 11h, estão programadas apresentações com a Orquestra de Músicos de Rua e, às 12h, mesas de bate-papo. Antonio Nóbrega, José Geraldo Vinci de Moraes e J. Mangani serão alguns dos convidados na mesa inaugural, dia 25 de maio.