O candidato à presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, alcançou 270 delegados no Colégio Eleitoral, número suficiente para derrotar o republicano Donald Trump, segundo projeções de diversos veículos de imprensa americanos, como CNN, New York Times e NBC, na tarde deste sábado (7). Isso fará dele o 46º presidente dos Estados Unidos.
Como a contagem oficial dos votos nas eleições americanas leva semanas para ser finalizada, é de praxe que a projeção dos veículos de comunicação ajude a a sociedade americana a reconhecer o presidente eleito.
Em São Paulo, alguns políticos opinaram sobre a vitória democrata nas redes sociais:
João Doria (PSDB), governador de São Paulo: “Feliz com a vitória do candidato eleito presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil.”
José Serra (PSDB-SP), senador: “A vitória de @JoeBiden traz alívio para um mundo submetido à dupla ameaça da pandemia e da competição hegemônica. Seu compromisso com a democracia, com Instituições e acordos internacionais, será bem-vindo por aliados e adversários. Um perfil conciliador e longa experiência de missões diplomáticas limitam riscos de impulsos belicosos, com ameaças à paz mundial. O Brasil só tem a ganhar reiterando sua tradição de cooperação independente com o futuro governo Biden.”
Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara: “Parabenizo @JoeBiden pela vitória. O democrata é o 46º Presidente dos Estados Unidos da América. Faço votos de que seu mandato seja frutífero e benéfico para todos. A beleza da democracia está na alternância do poder! Parabéns! #MarcosPereira #Democracia #Eleicoes2020”.
Baleia Rossi (MDB-SP), líder do MDB na Câmara: “Nos EUA, o mais importante é que a DEMOCRACIA mostrou sua força, com uma votação e participação histórica de republicanos e democratas. Parabéns ao vencedor @JoeBiden, que sabiamente já declarou que irá governar para TODOS, e não só para quem votou nele.”