Polícias atuam na segurança na Parada LGBT+ (SSP-SP/Divulgação)
Continua após publicidade
Cerca de 1,5 mil policiais fazem a segurança da 29ª Parada do Orgulho LGBT+, que acontece na Avenida Paulista neste domingo (22) desde às 10h. Além da Polícia Militar, as delegacias da Polícia Civil, com apoio da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), atuam no evento.
A Operação Parada LGBT+ 2025, da Polícia Militar mobiliza unidades especializadas, — como choque (Rota, Gate, Cavalaria e Rocam) —, trânsito, rodoviária, comando de aviação e bombeiros, totalizando cerca de 1,5 mil agentes e 187 viaturas.
As câmeras fixas e móveis instaladas ao longo da avenida e nas imediações auxiliam os policiais na segurança do evento. Para controlar o fluxo de pessoas, há gradis para evitar direcionando os participantes de modo a garantir a segurança de todos. Os espaços contarão com torres de observação. A Polícia Militar também vai monitorar o entorno do evento com o apoio do Olho de Águia, equipe que opera drones de vigilância, gerando imagens em tempo real para o Centro de Operações da PM.
A Polícia Civil atua no evento por meio das equipes especializadas de crimes raciais e delitos de intolerância, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para combater os crimes de ódio. Os agentes estarão em pontos estratégicos espalhados em oito viaturas no local.
Continua após a publicidade
Após o fim do evento, os policiais da Decradi também farão contato com as delegacias de área para coletar informações sobre possíveis registros de ocorrências pertinentes à especializada.
A equipe da especializada permanecerá de plantão durante o feriado prolongado para registros de eventuais crimes.
Uma equipe da Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) também reforça o efetivo para atender a toda população, principalmente nos aeroportos da cidade.
Continua após a publicidade
Os plantões das delegacias serão reforçados. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) atuará no policiamento preventivo especializado na área externa, com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. Além disso, o Serviço Aerotático (SAT) também apoiará as equipes em solo na área do evento nos horários de maior concentração de público.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Para assinantes da cidade de São Paulo
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.