Polícia encontra centenas de celulares roubados e furtados em comércios em SP
Levantamento de inteligência apurou os principais locais para onde os aparelhos são levados

A Polícia Civil realizou nesta segunda-feira (6) uma operação em São Paulo para reprimir roubo, furtos e receptação de celulares na cidade. Centenas de aparelhos foram apreendidos, principalmente em comércios no centro da capital.
De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública), equipes realizam fiscalização em lojas e outros imóveis com base em um levantamento de inteligência que apura os principais locais para onde os celulares são levados. O mapeamento é feito por meio das informações que as vítimas dão no registro da ocorrência, como a localização do aparelho em tempo real, se houver, e o número do Imei, sigla de identificação do eletrônico.
O órgão informou que, após a conclusão da operação, haverá uma força-tarefa para contatar os donos desses aparelhos, que serão devolvidos.
Parte das equipes iniciou a operação no sábado (4), mas nesta segunda-feira a ação continua para fiscalizar os endereços indicados pelo sistema de inteligência.
O delegado-geral de polícia, Artur Dian, destacou a importância do registro da ocorrência e de fornecer informações com a possível localização do aparelho, um recurso que é permitido na maioria dos celulares.
“Quando tem notícia de uma eventual localização, faça o complemento no registro do boletim. É importante porque serve como um ponto de partida”, afirmou.
Cerca de 39 mil celulares de origem ilícita foram recuperado entre janeiro e dezembro de 2024 na capital paulista, segundo a SSP. Desse total, quase 36 mil foram devolvidos às vítimas. Foram vistoriados 1. 200 estabelecimentos com a prisão de 370 suspeitos.