Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Plataforma da USP revela transformações urbanas de SP em imagens e maquete 3D

Projeto Arquigrafia dispõe de um acervo fotográfico por site que permite visualizar mudanças urbanas ao longo das décadas

Por Jornal da USP
21 jun 2025, 11h31 •
Vista da Avenida Paulista, na altura do Conjunto Nacional
Vista da Avenida Paulista, na altura do Conjunto Nacional (Biblioteca FAU USP/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A cidade de São Paulo, com sua paisagem em constante transformação, pode agora ser explorada em detalhes por meio do projeto Arquigrafia, plataforma colaborativa desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

    Com um acervo fotográfico, o site permite visualizar mudanças urbanas ao longo das décadas em locais emblemáticos como a Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú e bairros como Pinheiros e Vila Madalena.

    Para aprofundar esse olhar sobre a metamorfose da capital, a equipe do projeto desenvolveu uma maquete digital em 3D do Centro Histórico, que mostra a evolução do espaço urbano desde o século XIX até os dias atuais.

    A animação foi criada a partir de mapas históricos, bibliografia especializada e levantamentos de campo, revelando a substituição acelerada de edificações e a crescente verticalização da cidade.

    Segundo a professora da FAU Beatriz Bueno e pesquisadora associada ao Arquigrafia, a capital paulista passou por uma “reescrita urbana” desde 1880, apagando traços da cidade colonial e criando novas centralidades ao longo do tempo, como a Avenida Paulista e a Faria Lima. “É uma cidade cuja metamorfose é inigualável”, afirma.

    Continua após a publicidade

    Com base na geolocalização das imagens, os usuários da plataforma podem acompanhar a transformação de espaços específicos ao longo do tempo. “É possível ver como bairros residenciais passaram por forte verticalização”, explica o coordenador do projeto, Artur Rozestraten.

    A ideia é que a maquete e o Arquigrafia se torne uma ferramenta interativa e colaborativa, permitindo que cidadãos explorem e contribuam para a memória urbana de São Paulo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês