Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Plataforma da USP revela transformações urbanas de SP em imagens e maquete 3D

Projeto Arquigrafia dispõe de um acervo fotográfico por site que permite visualizar mudanças urbanas ao longo das décadas

Por Jornal da USP
21 jun 2025, 11h31
Vista da Avenida Paulista, na altura do Conjunto Nacional
Vista da Avenida Paulista, na altura do Conjunto Nacional (Biblioteca FAU USP/Divulgação)
Continua após publicidade

A cidade de São Paulo, com sua paisagem em constante transformação, pode agora ser explorada em detalhes por meio do projeto Arquigrafia, plataforma colaborativa desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Com um acervo fotográfico, o site permite visualizar mudanças urbanas ao longo das décadas em locais emblemáticos como a Avenida Paulista, o Vale do Anhangabaú e bairros como Pinheiros e Vila Madalena.

Para aprofundar esse olhar sobre a metamorfose da capital, a equipe do projeto desenvolveu uma maquete digital em 3D do Centro Histórico, que mostra a evolução do espaço urbano desde o século XIX até os dias atuais.

A animação foi criada a partir de mapas históricos, bibliografia especializada e levantamentos de campo, revelando a substituição acelerada de edificações e a crescente verticalização da cidade.

Segundo a professora da FAU Beatriz Bueno e pesquisadora associada ao Arquigrafia, a capital paulista passou por uma “reescrita urbana” desde 1880, apagando traços da cidade colonial e criando novas centralidades ao longo do tempo, como a Avenida Paulista e a Faria Lima. “É uma cidade cuja metamorfose é inigualável”, afirma.

Continua após a publicidade

Com base na geolocalização das imagens, os usuários da plataforma podem acompanhar a transformação de espaços específicos ao longo do tempo. “É possível ver como bairros residenciais passaram por forte verticalização”, explica o coordenador do projeto, Artur Rozestraten.

A ideia é que a maquete e o Arquigrafia se torne uma ferramenta interativa e colaborativa, permitindo que cidadãos explorem e contribuam para a memória urbana de São Paulo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês