Piloto de avião pediu retorno imediato ao aeroporto, diz colega
Após cair em avenida da Barra Funda, a aeronave atingiu um ônibus e explodiu na sequência

O comandante do avião de pequeno porte que caiu na manhã de ontem (7) na Barra Funda, Gustavo Medeiros, pediu o retorno imediato ao aeroporto instantes antes do acidente.
É o que diz, em um áudio, outro piloto, que aguardava na fila para decolar no aeroporto Campo de Marte — de onde Medeiros partiu antes da queda –, e escutou o diálogo pelo rádio.
“Estou no ponto de espera ainda, o cara decolou na minha frente. Estou no ponto de espera aguardando. Estou aguardando aqui, já faz uns quinze minutos ou vinte que estou parado aqui, que a torre mandou aguardar, né”, disse o piloto.
“Ele não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike [FEM], aí não falou mais nada. E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Estou no ponto de espera. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, completou o piloto na fala que circulou por grupos de WhatsApp.
A Aeronáutica não se manifestou sobre o áudio.
Queda na avenida
Um avião King Air, prefixo PS-FEM, caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, em São Paulo, logo após decolar do Aeroporto Campo de Marte, na manhã da sexta-feira (7).
A aeronave, que colidiu com um ônibus, transportava duas pessoas – ambas morreram – e ia em direção a Porto Alegre.