Pesquisa revela que fachadas ativas podem impulsionar o comércio local
Padarias lideram com 63% das preferências, seguidas pelas farmácias (57%) e lojas de conveniência (51%)

Um estudo realizado pelo Grupo OLX, com usuários dos portais ZAP e Viva Real, aponta que 62% dos entrevistados consideram a conveniência a principal vantagem de empreendimentos com fachadas ativas. Esse tipo de edificação, que destina seu pavimento térreo a comércios e serviços acessíveis ao público, é visto por 42% dos participantes como um fator positivo para o desenvolvimento do comércio local.
A pesquisa, feita pela plataforma MindMiners, também revelou que 37% dos entrevistados acreditam que esses empreendimentos proporcionam ganhos financeiros aos condomínios. Além disso, quase 30% destacaram o impacto positivo no desenvolvimento econômico das regiões onde estão inseridos.
Entre os principais fatores que tornam as fachadas ativas atrativas, 21% dos entrevistados apontam melhorias na mobilidade urbana, enquanto 20% acreditam que elas contribuem para a valorização dos imóveis. Além disso, 45% dos participantes demonstraram interesse em morar em um edifício com essa característica após conhecerem mais sobre o conceito.
Serviços mais desejados
Dentre os serviços mais desejados nos térreos de edifícios, as padarias lideram com 63% das preferências, seguidas pelas farmácias (57%) e lojas de conveniência (51%). Cafeterias e academias também aparecem no topo da lista, com 45% e 41% de interesse, respectivamente.
O levantamento também indica que quase 30% dos entrevistados utilizariam diariamente os serviços oferecidos por uma fachada ativa em seu prédio, enquanto 32% adotariam esse hábito semanalmente.
O estudo foi realizado entre 22 de outubro e 11 de novembro de 2024, com base em 357 entrevistas coletadas. Os participantes incluem homens, mulheres e pessoas que preferiram não se identificar, todos com idade superior a 18 anos e vindos de diversas regiões do país.