Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Pesquisa revela que fachadas ativas podem impulsionar o comércio local

Padarias lideram com 63% das preferências, seguidas pelas farmácias (57%) e lojas de conveniência (51%)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2025, 08h00 • Atualizado em 25 mar 2025, 11h03
Empreendimento com fachada ativa
Empreendimento com fachada ativa (Grupo OLX/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Um estudo realizado pelo Grupo OLX, com usuários dos portais ZAP e Viva Real, aponta que 62% dos entrevistados consideram a conveniência a principal vantagem de empreendimentos com fachadas ativas. Esse tipo de edificação, que destina seu pavimento térreo a comércios e serviços acessíveis ao público, é visto por 42% dos participantes como um fator positivo para o desenvolvimento do comércio local.

    A pesquisa, feita pela plataforma MindMiners, também revelou que 37% dos entrevistados acreditam que esses empreendimentos proporcionam ganhos financeiros aos condomínios. Além disso, quase 30% destacaram o impacto positivo no desenvolvimento econômico das regiões onde estão inseridos.

    Entre os principais fatores que tornam as fachadas ativas atrativas, 21% dos entrevistados apontam melhorias na mobilidade urbana, enquanto 20% acreditam que elas contribuem para a valorização dos imóveis. Além disso, 45% dos participantes demonstraram interesse em morar em um edifício com essa característica após conhecerem mais sobre o conceito.

    Siga

    Serviços mais desejados

    Dentre os serviços mais desejados nos térreos de edifícios, as padarias lideram com 63% das preferências, seguidas pelas farmácias (57%) e lojas de conveniência (51%). Cafeterias e academias também aparecem no topo da lista, com 45% e 41% de interesse, respectivamente.

    O levantamento também indica que quase 30% dos entrevistados utilizariam diariamente os serviços oferecidos por uma fachada ativa em seu prédio, enquanto 32% adotariam esse hábito semanalmente.

    O estudo foi realizado entre 22 de outubro e 11 de novembro de 2024, com base em 357 entrevistas coletadas. Os participantes incluem homens, mulheres e pessoas que preferiram não se identificar, todos com idade superior a 18 anos e vindos de diversas regiões do país.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês