Avatar do usuário logado
OLÁ,

Pesquisa mostra baixa no consumo juvenil de álcool em Heliópolis

Bebedeiras diminuíram oito vezes entre os participantes de um projeto social na comunidade

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 set 2017, 16h10 - Publicado em 15 set 2017, 14h44
 (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma ideia simples está mudando a vida de adolescentes de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Tocado por associações de moradores do bairro em parceria com ONGs, o projeto Na Responsa! usa a cultura para alertar sobre os perigos do álcool e estimular os menores a repassar a mensagem.

Segundo pesquisa da consultoria McGov, o consumo de álcool diminuiu oito vezes entre os menores que participaram do programa em 2016. Já os chamados “porres” mensais caíram seis vezes. Nesse mesmo ano, o IBGE constatou aumento nacional de 55% no número de jovens que bebem.

Cerca de 1 000 pessoas entre 13 e 17 anos participaram do levantamento, que também conversou com jovens em Paraisópolis. Lá, onde não há o projeto, não houve mudança de comportamento.

Um evento anual marca o projeto. O Dia da Responsa acontece nesta sexta (15) e tem na programação atrações como oficina de lambe-lambe, sarau com músicos e artistas da comunidade. Ambos os projetos são idealizados e patrocinados pela Ambev, dona das cervejas Skol, Budweiser, Colorado e outras 23 marcas.

Parte de uma programação global pelo consumo consciente de álcool, o nome é adaptação do Be(er) Responsible Day. Haverá também visitas em bares, restaurantes e supermercados para conversar sobre o assunto.

Publicidade