Inaugurada nesta segunda-feira (26), a faixa em diagonal no famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, centro de São Paulo, teve boa aceitação por parte dos pedestres.
+ Faixa em “X” é aprovada, mas confunde pedestres
O empresário Norberto Vieira conta que a faixa ajuda a manter a segurança dos usuários. “Achei melhor com a faixa porque antes atravessávamos o cruzamento correndo e os carros podiam fazer a conversão nas esquinas. Agora, como o cruzamento fica livre, está mais rápido de atravessar”.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que antes da implantação da faixa em diagonal, o tempo de travessia entre as esquinas era de 159 segundos. Agora, para cruzar as vias, o pedestre leva 42 segundos.
A vendedora Rosemary Quinto, casada com o cadeirante Ari Moraes, cruzou sem problemas de uma esquina para outra ajudando o marido. “Para nós, facilitou bastante”, conta Ari.
A companhia informou que dois agentes estarão no local para orientar os pedestres. Além dissom, um outro marrozinho ficará no entroncamento das vias, orientando os carros.
Para que os usuários pudessem utilizar a faixa em ‘x’ com segurança, a programação semafórica dos semaforos de pedestres foi alterada. Inicialmente, o sinal verde ficava disponível durante cinco segundos. Agora, são dez segundos. O restante da travessia é feito com o semáforo em vermelho piscante.
O modelo de faixa em diagonal é o segundo implantado na cidade. O primeiro foi instalado em dezembro do ano passado no cruzamento entre as ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo. De acordo com a CET, a faixa em “xis” foi inspirada no sistema utilizado em Tóquio (Japão)