Avatar do usuário logado
OLÁ,

Pearl Jam empolga fãs com retrospectiva da carreira

Com show no Morumbi, banda inicia no Brasil turnê que comemora seus vinte anos

Por Catarina Cicarelli
Atualizado em 14 Maio 2024, 11h27 - Publicado em 4 nov 2011, 02h09

O Morumbi podia não estar cheio, mas não faltou empolgação do público na primeira apresentação do Pearl Jam no Brasil, nesta quinta (3), com a turnê que comemora os vinte anos da banda. Como era de se esperar, o grupo fez uma retrospectiva de seu trabalho tocando grandes sucessos, entre eles “Even Flow”, “Alive” e “Black”.

+ Pearl Jam revive o movimento grunge na cidade
+ Roupas xadrez viram mania

+ As Boas Compras: xadrez

A produção havia informado na terça (1º) que a apresentação, marcada para as 21h, começaria impreterivelmente com 15 minutos de antecedência. O show, no entanto, só teve início às 21h15, com a música “Release”.

Continua após a publicidade

Não faltaram fãs de grunge que prestaram suas homenagens ao movimento usando roupas xadrez. Até mesmo o frio não impediu que a padronagem aparecesse em detalhes com um lenço ou uma gola de camisa. Apesar de alguns setores da arquibancada estarem praticamente vazios, o público na pista era grande e o calor humano ajudou a apaziguar o frio que fazia na cidade.

O vocalista Eddie Vedder cativou o público com diversas frases faladas em português, incluindo a apresentação da banda. Em certo momento, o cantor também se esforçou para fazer um discurso em que contou sobre sua primeira vinda ao Brasil, em 2001, com os Ramones. Emendou a fala dedicando “Come Back” ao grupo, que foi seguida pela versão cover de uma música deles, “I Believe in Miracles”.

Com certa dificuldade para se expressar, Vedder retomou o inglês ao final da apresentação para elogiar o público brasileiro, afirmando que a bandeira nacional está sempre presente em suas apresentações nos Estados Unidos e na Europa.

Continua após a publicidade

Após mais de duas horas de show e dois intervalos, o Pearl Jam tocou a 25ª e última canção do setlist, um cover de “Rockin’ In The Free World”, de Neil Young.

O grupo volta a se apresentar no Morumbi nesta sexta (4), desta vez com ingressos esgotados. Em seguida, os músicos vão para o Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Sua última vinda foi em 2005, quando fizeram cinco shows no Brasil, incluindo dois no Estádio do Pacaembu.

Publicidade