Passagem dos blocos deixou para trás 322,83 toneladas de lixo nos 4 dias de Carnaval

São 259,4 toneladas de material não reciclável e 63,43 toneladas recicláveis das vias entre sábado (1) e terça-feira (4)

Por Carolina Farias
5 mar 2025, 13h35
Bloco da Pabllo lotou o Ibirapuera
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade
A passagem dos blocos pelas ruas em várias regiões de São Paulo deixou para trás 322,83 toneladas de resíduos nos quatro dias de Carnaval.
Ao todo, 2.700 agentes e 460 veículos, da prefeitura atuaram na limpeza para liberar as ruas. Durante os trabalhos foram utilizados 2.209.000 litros de água de reuso e 8.954 litros de desinfetante para realizar a lavagem das vias.

A Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp) elaborou um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que estabeleceu as ações a serem realizadas antes e depois da folia. Antes dos blocos desfilarem, foi feita a limpeza preventiva dos trajetos.

Após o início da dispersão, a Selimp realizou os serviços de varrição manual, varrição mecanizada (quando necessário), coleta de sacos disponibilizados em vias ou contêineres e, por fim, a lavagem de vias.

Continua após a publicidade

De acordo com a prefeitura, no Carnaval de Rua, em média, são reciclados 50% dos resíduos recolhidos das vias públicas. O restante, composto por lixo orgânico (restos de comida) e rejeitos (papeis molhados e/ou sujos), não pode ser reciclado. No ano passado, foram retiradas mais de 705 toneladas de lixo das ruas de São Paulo.

Sambódromo do Anhembi

Nos três dias de desfiles dos grupos Especial e Acesso 1 no Sambódromo do Anhembi foram recolhidas 15,15 toneladas de lixo.

Os trabalhos de limpeza na sexta (28), sábado (1) e domingo (2) contaram a atuação de 180 pessoas na varrição, além veículos, contêineres, cestos e papeleiras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.