Parte de teto de shopping desaba por causa das chuvas em SP; Defesa Civil emite alerta severo
Excesso de água causou incidente; CGE colocou quase toda cidade em estado de alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para a população da capital na tarde desta sexta-feira (24) por conta do temporal que atingiu a cidade, com rajadas de ventos e muitos raios. Parte do forro do teto do Shopping Center Norte desabou com o acumulo de água da chuva.
Imagens que circulam pelo X, antigo Twitter, mostra o momento do desabamento, que quase atingiu consumidores que passavam pelo corredor. O shopping informou que as fortes chuvas provocaram o vazamento de água e isolamento de algumas áreas pelo empreendimento.
“As medidas necessárias estão sendo tomadas pelas equipes do shopping, e as áreas serão liberadas em breve. O shopping reitera que apesar da ocorrido com o alto volume e força das chuvas, não houve incidentes com vítimas”, informou o estabelecimento.
De acordo com o alerta do órgão, o temporal traria risco de alagamento pela cidade e também orientava a população para se proteger.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, entraram em estado de atenção para alagamentos as regiões norte, leste, oeste, sul, sudeste, centro, além das marginais do Tietê e Pinheiros.
O órgão afirma que a chuva foi provocada por áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade.
Na rede social, há relatos e imagens de vários pontos de alagamento pela cidade, entre eles, a avenida Sumaré, e a região também foi afetada pela falta de energia. No bairro da Pompeia, as obras da futura estação do metrô, da linha Laranja, as águas das chuvas formaram uma espécie de cachoeira. A concessionária que administra o canteiro informou que a obra não foi afetada.

Na Vila Madalena, o Beco do Batman, ponto turístico do bairro, ficou totalmente alagado, como mostram postagens na rede social.
Vídeos no X também mostraram a estação do metrô Jardim São Paulo totalmente tomada pelas águas da chuva. De acordo com o Metrô de São Paulo, as estações Tucuruvi e Jardim São Paulo, da Linha 1-Azul, foram isoladas desde às 15h55. Ônibus gratuitos do sistema Paese atendem o trecho. Equipes trabalhavam para normalizar o serviço no fim da tarde desta sexta.
Trens
A situação das linhas da CPTM também foi afetada pelas chuvas que atingiram a cidade.
A circulação de trens das Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, além do Serviço Expresso Aeroporto, foram impactadas.
Linha 7-Rubi – desde 16h44, a circulação de trens entre as Estações Campo Limpo Paulista e Botujuru está sendo feita com velocidade reduzida.
Linha 10-Turquesa – desde as 17h, a circulação de trens está interrompida entre as estações Brás e Tamanduateí, devido a pontos de alagamento no trecho. O sistema de Ônibus Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido.
Linha 11-Coral – A circulação de trens está sendo feita com velocidade reduzida e maior tempo de parada em toda a linha.
Linha 12-Safira – desde as 16h20, a circulação de trens na Linha 12-Safira está interrompida, devido a pontos de alagamento nas estações e falha de sinalização na via. O sistema de ônibus Paese foi acionado para atender os passageiros durante a interrupção.
Linha 13-Jade – Desde 17h, o serviço do Expresso Aeroporto está interrompido.