Avatar do usuário logado
OLÁ,

Para 83% dos paulistanos, prefeitura não é transparente, diz pesquisa

Levantamento foi feito pela Rede Nossa São Paulo, que entrevistou 800 pessoas em abril; margem de erro é de 3 pontos percentuais

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 ago 2019, 11h05 - Publicado em 22 ago 2019, 11h02
Bruno Covas
Bruno Covas (Bruno Rocha/Foto Arena/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope Inteligência, aponta que 83% dos paulistanos consideram que a prefeitura da capital não é transparente.

A entidade realizou 800 entrevistas entre os dias 3 e 23 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 41% dos moradores da cidade acham que a administração é “nada transparente” em relação à divulgação de informações sobre gestão, metas ou prestação de contas. Indica também que 42% da população considera a prefeitura “pouco transparente”.

Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que a gestão é “muito transparente”. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder.

Em nota, a prefeitura de São Paulo informa que “desconhece a metodologia aplicada nesta pesquisa”. Comunica também que seus dados internos apontam para aumento da transparência municipal.

Continua após a publicidade

“No comparativo das medições feitas em junho de 2017 e junho de 2019, o Índice de Transparência Ativa cresceu de 5,29 para 6,47, e o de Transparência Passiva subiu de 7,60 para 7,93”, diz a administração por meio de sua assessoria de imprensa.

A prefeitura diz ainda que o portal da transparência da administração municial é considerado “um dos melhores do país”.

“O portal atingiu, entre janeiro e julho de 2019, 4.699.246 de acessos. Houve aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma a nota, em que indica também crescimento de 73% nos acessos no Portal de Dados Abertos da prefeitura.

Publicidade