
O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, em Roma, informou o Vaticano. O pontífice lutou com uma série de problemas de saúde nos últimos anos, especialmente nos últimos dois meses, acometido de uma pneumonia dupla. Depois de 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, ele havia voltado ao Vaticano havia 20 dias. Ontem, domingo de Páscoa, chegou a aparecer de surpresa na Praça São Pedro.
A morte do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, diz o comunicado.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história.
Em dezembro de 2023, tornou-se o papa mais velho a permanecer no cargo, ultrapassando Clemente XII, que morreu dois meses antes de completar 88 anos, e seu antecessor Bento XVI, que renunciou ao pontificado em 2013, aos 85 anos.