O Palácio dos Campos Elíseos, localizado na região central, abrigará o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O projeto é de responsabilidade do Sebrae São Paulo, que obteve em julho a concessão do Governo do Estado para administrar o endereço.
A organização tem a missão de reabrir o local, oferecendo um espaço gratuito de empreendedorismo, criatividade e, principalmente, tecnologia. Com 4 000 metros quadrados, o casarão também exibirá um centro cultural, com exposições e mostras, além de cursos de capacitação e formação.
A reabertura do Palácio está prevista para ocorrer em diferentes períodos. Ainda neste ano, o Sebrae pretende liberar a área de atendimento e capacitação, além do coworking. Em 2018, é a vez dos espaços culturais.
Todo o projeto respeitará a arquitetura do local histórico, que passou por um restauro recente. O Sebrae espera atender cerca de 20 000 empreendedores e potenciais empresários por ano.
História
O Palácio dos Campos Elíseos foi inaugurado em 1899 pelo cafeicultor Elias Pacheco Chaves. Após servir de moradia para o também político, o local foi adquirido pelo Governo do Estado em 1912, que transferiu sua sede para lá. Depois do período de doze mandatos, fechou as portas.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação usou as instalações até 2006, quando o imóvel fechou em definitivo. Em 2013, o casarão passou por um restauro de mais de 20 milhões de reais que durou quatro anos.