Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Paciente morre após incêndio atingir Instituto do Câncer em SP

Vítima tinha um estado de saúde crítico e morreu por conta da falta de energia momentânea

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jan 2026, 16h30 •
hc
Hospital das Clínicas (Reprodução / Google Street View/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Um paciente internado em estado crítico morreu após um incêndio atingir o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), no início da tarde de sexta-feira (30), no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A morte ocorreu durante a transferência dos pacientes após a interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada pelo incidente.

    O incêndio atingiu o grupo gerador do Icesp, em uma área técnica externa, e foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Apesar disso, a fumaça se espalhou pelo instituto e por outros prédios do complexo hospitalar.

    De acordo com o HC, equipes assistenciais e de apoio atuaram imediatamente para orientar pacientes, acompanhantes e funcionários nas áreas com maior exposição à fumaça, priorizando a segurança das pessoas. Não houve registro de feridos diretamente relacionados ao fogo.

    A evacuação foi necessária apenas nas áreas atingidas pela fumaça. Nas demais, profissionais e usuários foram orientados a permanecer em segurança, aguardando instruções, a fim de facilitar a circulação e a retirada das áreas impactadas.

    Com o desabastecimento de energia elétrica no Icesp, causado pela interrupção do fornecimento pela concessionária, o hospital iniciou o protocolo de transferência de pacientes internados em unidades de terapia intensiva e dependentes de ventilação mecânica.

    Continua após a publicidade

    Durante a mobilização, o paciente que morreu apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato e teve o quadro revertido inicialmente, mas evoluiu posteriormente para morte. A instituição informou que acolheu a família e prestou apoio.

    Ao todo, oito pacientes foram transferidos, sendo cinco encaminhados ao Instituto do Coração (InCor) e três ao Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), com apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    Profissionais envolvidos diretamente no atendimento e no combate inicial ao incêndio foram avaliados por possível inalação de fumaça. Dez pessoas receberam atendimento médico; sete permaneceram em observação por precaução e tiveram alta neste sábado (31).

    Em nota, o HC afirmou que apura todas as circunstâncias do ocorrido e determinou a revisão e o reforço imediato dos protocolos de segurança e assistência. O hospital informou ainda que todas as alas do Icesp seguem com atendimento normal e que um novo gerador está em fase de testes para ampliar a segurança e a redundância do abastecimento de energia elétrica.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês